EDUCAÇÃO FRANCISCANA: UM CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4951Palabras clave:
Humanismo, Educação Franciscana, Princípios, Valores, Atitudes, Pedagogia e RelaçõesResumen
Os avanços tecnológicos digitais dão à sociedade um dinamismo e uma celeridade nunca vista na história. a cada dia novas descobertas e invenções surgem para facilitar a vida das pessoas. Tudo se apresenta com a finalidade de dar qualidade à vida do ser humano em seu cotidiano e possibilitar que este resolva cada vez mais rápido as situações problemas que o afligem. As informações circulam mais rápido, as fronteiras são superadas, estabelecendo novas formas de comunicação, a ciência avança a ponto de prolongar a vida e, assim, toda a vida vai se transformando. Este é o cenário de mudança e transformação afeta pessoas e instituições, de modo a questionar e ressignificar processos e padrões. Assim, constata-se que a própria compreensão de ensino aprendizagem é ressignificada estabelecendo novos parâmetros para a educação. O advento da internet, o surgimento da IA (Inteligência Artificial), a ampla utilização das mídias e tecnologias colocam à prova antigos modelos educacionais. Mas muitos destes novos parâmetros não são tão novos assim, o que significa dizer que algumas pistas dadas hoje para a qualificação dos processos educacionais se coadunam com o legado deixado por algumas pessoas do passado, entre essas destaca-se Francisco de Assis. Este santo marcou época e perpetuou uma outra forma de ver a vida e os homens, de tal modo a embasar o surgimento de um outro humanismo diferente dos que já existiam naquele período histórico. Tal humanismo franciscano torna-se importante para o tempo presente, para a elaboração dos processos educacionais, para a idealização de um currículo humanizante e para a constituição de relações pautadas na valorização do diferente como máxima expressão da fraternidade.