EDUCAÇÃO FRANCISCANA: UM CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES

Autores/as

  • Marco Aurélio Cardoso Feliciano Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4951

Palabras clave:

Humanismo, Educação Franciscana, Princípios, Valores, Atitudes, Pedagogia e Relações

Resumen

Os avanços tecnológicos digitais dão à sociedade um dinamismo e uma celeridade nunca vista na história. a cada dia novas descobertas e invenções surgem para facilitar a vida das pessoas. Tudo se apresenta com a finalidade de dar qualidade à vida do ser humano em seu cotidiano e possibilitar que este resolva cada vez mais rápido as situações problemas que o afligem. As informações circulam mais rápido, as fronteiras são superadas, estabelecendo novas formas de comunicação, a ciência avança a ponto de prolongar a vida e, assim, toda a vida vai se transformando. Este é o cenário de mudança e transformação afeta pessoas e instituições, de modo a questionar e ressignificar processos e padrões. Assim, constata-se que a própria compreensão de ensino aprendizagem é ressignificada estabelecendo novos parâmetros para a educação. O advento da internet, o surgimento da IA (Inteligência Artificial), a ampla utilização das mídias e tecnologias colocam à prova antigos modelos educacionais. Mas muitos destes novos parâmetros não são tão novos assim, o que significa dizer que algumas pistas dadas hoje para a qualificação dos processos educacionais se coadunam com o legado deixado por algumas pessoas do passado, entre essas destaca-se Francisco de Assis. Este santo marcou época e perpetuou uma outra forma de ver a vida e os homens, de tal modo a embasar o surgimento de um outro humanismo diferente dos que já existiam naquele período histórico. Tal humanismo franciscano torna-se importante para o tempo presente, para a elaboração dos processos educacionais, para a idealização de um currículo humanizante e para a constituição de relações pautadas na valorização do diferente como máxima expressão da fraternidade.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Cardoso Feliciano, Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima

Possui graduação em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - IFITEG (2001) e Licenciado em História pelo Centro Universitário de Brasília - CEUB (2009). Atualmente coordena o Ensino Religioso e Ensino Médio da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima - Brasília/DF.

Publicado

2024-07-15

Cómo citar

Feliciano, M. A. C. (2024). EDUCAÇÃO FRANCISCANA: UM CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 73–83. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4951