A ÉTICA DO CUIDADO DE CAROL GILLIGAN: DENÚNCIA E RESISTÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4499

Palabras clave:

Carol Gilligan, ética, cuidado, voz diferente

Resumen

O artigo que segue pretende abordar o potencial transformador da ética do cuidado de Carol Gilligan destacando, por um lado, seu caráter de denúncia expresso no questionamento acerca da exclusão das experiencias das mulheres na produção do conhecimento e, por outro, a sua verve de resistência manifesta no fato de que a ética do cuidado traz a produção teórica de uma mulher que trata de experiencias femininas em sociedades patriarcais. Para tanto, serão explicitados os principais pontos da ética do cuidado de Gilligan assim como as reflexões por elas suscitadas em termos de críticas e reações.

Biografía del autor/a

Letícia Machado Spinelli, Universidade Franciscana - UFN

Possui Graduação (concluida em 2004), Mestrado (em 2007) em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado (2012) também em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esteve vinculada, entre 12/2013 e 12/2018, na forma de estágio pós-doutoral (na modalidade PNPD), ao Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria onde atuou em atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão. Desde 2019, é professora na Universidade Franciscana (UFN). Tem histórico de pesquisa associado ao estudo de Ética sob perspectiva da Filosofia Transcendental,com ênfase nos seguintes temas: mal moral, ordem moral dos móbiles, natureza humana, comunidade ética, relações intersubjetivas e religião. Atualmente se dedica ao estudo da teoria do reconhecimento de Axel Honneth, abordando a estrutura argumentativa na qual se edifica os pressupostos básicos de sua reflexão bem como o seu debate com Nancy Fraser, em que se destacam os seguintes temas: teoria crítica, herança hegeliana, modelo de reconhecimento identitário, redistribuição e reconhecimento, conflito, etapas do reconhecimento, reificação e educação.

Publicado

2023-08-28

Cómo citar

Spinelli, L. M. (2023). A ÉTICA DO CUIDADO DE CAROL GILLIGAN: DENÚNCIA E RESISTÊNCIA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 43–51. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4499

Número

Sección

Artigos