A DECLARAÇÃO DE SINGAPURA E A QUESTÃO DA INTEGRIDADE ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA

Autores/as

  • Eduardo Simões Universidade Federal do Tocantins

Resumen

O objetivo do presente artigo é apresentar a questão da responsabilidade ética da pesquisa científica, sob um olhar que vai além daquele que historicamente é refletido e discutido no âmbito da Filosofia, a despeito de suas variações, que trata da responsabilidade ética sob um enfoque do universal. Trata-se aqui de entender o conteúdo ético a partir de uma Declaração que traz muito mais uma visão deontológica, portanto moral, das questões inerentes à integridade em pesquisa. No limite das reflexões aqui apresentadas estão a preocupação com a questão da integridade em pesquisa, bem como com os reflexos sociais da prática científica, quando estes não se encontram respaldados pela responsabilidade ética. Espera-se que tais reflexões sejam de utilidade para aqueles que se mantêm continuamente preocupados com o fazer ciência e que, muitas vezes, sequer dão conta das implicações éticas de suas práticas.

Biografía del autor/a

Eduardo Simões, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Filosofia atuando com temas ligados à Lógica, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Ciência, Ética, H. Hertz e L. Wittgenstein. Atuou em atividades administrativas e de representação como coordenador de pós-graduação e coordenador de pesquisa. É autor dos livros "Wittgenstein e o Problema da Verdade" (2008), "Lógica Formal e Ética" (2009), "Hertz, Wittgenstein e a Representação do Mundo" (2012), além de um livro na área de Metodologia Científica intitulado "Manual para Normalização de Projetos de Pesquisa, Monografia e Trabalhos Científicos" (2014). Atualmente é professor adjunto (DE) e coordenador do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins, bem como, Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (INEP - MEC). É membro da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica.

Publicado

2019-05-13

Cómo citar

Simões, E. (2019). A DECLARAÇÃO DE SINGAPURA E A QUESTÃO DA INTEGRIDADE ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 11(22), 63–83. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/2562

Número

Sección

Artigos