OBJETOS LÚDICOS: RETRATANDO AS REGIÕES BRASILEIRAS

Autores/as

  • Gislaine Mocelin Auzani Centro Universitário Franciscano
  • Angelita Tomazetti Scalamato Centro Universitário Franciscano
  • Alex Oliveira de Sequeira Centro Universitário Franciscano
  • Deise Caroline Trindade Lorensi Centro Universitário Franciscano
  • Rodrigo Machado dos Reis Centro Universitário Franciscano

Resumen

O estudo das regiões brasileiras é integrante da grade curricular do 7° ano do Ensino Fundamental e permite que os educandos conheçam a diversidade do espaço geográfico do país. O presente estudo objetiva relatar uma atividade diferenciada sobre as regiões brasileiras, aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) CAIC - “Luizinho de Grandi”, no intuito de possibilitar que os educandos conheçam os diferentes aspectos que formam a herança cultural do país, uma vez que a compreensão da diversidade do território brasileiro (social, econômica, natural e cultural) proporciona reflexões e a busca por mudanças necessárias na sociedade. Os procedimentos metodológicos perpassaram pela revisão bibliográfica; após, iniciou-se a pesquisa em diferentes materiais didáticos (livros e revistas), registrando nos portfólios os aspectos que foram considerados de maior relevância. Por fim, foram produzidos materiais lúdicos que identificassem a cultura que se sobressai em cada região brasileira. Deste modo, foram confeccionados diferentes materiais, em duas turmas de 7° ano. Conclui-se que é importante planejar metodologias que desenvolvam nos alunos um olhar crítico sobre a realidade brasileira, a fim de compreender a diversidade cultural do País.

Biografía del autor/a

Gislaine Mocelin Auzani, Centro Universitário Franciscano

Angelita Tomazetti Scalamato, Centro Universitário Franciscano

Alex Oliveira de Sequeira, Centro Universitário Franciscano

Deise Caroline Trindade Lorensi, Centro Universitário Franciscano

Rodrigo Machado dos Reis, Centro Universitário Franciscano

Citas

ARAÚJO, T. B. de. Nordeste, nordestes: que nordeste? In: AFFONSO, R. De B. A.; SILVA, P. L. B. (orgs.). Desigualdades regionais e desenvolvimento. São Paulo: FUNDAP - Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

CADORE, A. ABC do chimarrão: a doutrina do bom matear. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

FILIZOLA, R. Teoria e prática do Ensino de Geografia: memórias da Terra. São Paulo: FTD, 2010.

FLORES, M. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ediplat, 2003.

GEIGER, P. P. As formas do espaço brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

GRECO, R. O sertanejo no sertão-mundo. Baleia na Rede: Revista online do Grupo Pesquisa em Cinema e Literatura. Vol. 1, dez. 2009. Disponível em: www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/BaleianaRede. Acesso em jul. 2014.

HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÌSTICA (IBGE). Banco de dados agregado – SIDRA: Censo demográfico 2010. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/, acessado em 15 de Julho de 2014.

REIG, D.; GRADOLÍ, L. A construção humana através da zona de desenvolvimento potencial. In: MINGUET, P. A. (Org.). A construção do conhecimento na educação. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 107-126.

REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. (Orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. Heterogeneidade e transformação espacial no Brasil. (s/d). Disponível em: www.e-publicacoes.uerj.br; acessado em jul. de 2014.

THÉRY, H.; MELLO, N. A. de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

VIEIRA, C. E.; SÁ, M. G. de. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: PASSINI; E. Y; PASSINI, R; MALYSZ, S. T. (orgs.). Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

WARNIER, J. P. A mundialização da cultura. Tradução: Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

Publicado

2014-12-12

Cómo citar

Mocelin Auzani, G., Tomazetti Scalamato, A., Oliveira de Sequeira, A., Trindade Lorensi, D. C., & Machado dos Reis, R. (2014). OBJETOS LÚDICOS: RETRATANDO AS REGIÕES BRASILEIRAS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 80–93. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/221