OBJETOS LÚDICOS: RETRATANDO AS REGIÕES BRASILEIRAS
Resumen
O estudo das regiões brasileiras é integrante da grade curricular do 7° ano do Ensino Fundamental e permite que os educandos conheçam a diversidade do espaço geográfico do país. O presente estudo objetiva relatar uma atividade diferenciada sobre as regiões brasileiras, aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) CAIC - “Luizinho de Grandi”, no intuito de possibilitar que os educandos conheçam os diferentes aspectos que formam a herança cultural do país, uma vez que a compreensão da diversidade do território brasileiro (social, econômica, natural e cultural) proporciona reflexões e a busca por mudanças necessárias na sociedade. Os procedimentos metodológicos perpassaram pela revisão bibliográfica; após, iniciou-se a pesquisa em diferentes materiais didáticos (livros e revistas), registrando nos portfólios os aspectos que foram considerados de maior relevância. Por fim, foram produzidos materiais lúdicos que identificassem a cultura que se sobressai em cada região brasileira. Deste modo, foram confeccionados diferentes materiais, em duas turmas de 7° ano. Conclui-se que é importante planejar metodologias que desenvolvam nos alunos um olhar crítico sobre a realidade brasileira, a fim de compreender a diversidade cultural do País.Citas
ARAÚJO, T. B. de. Nordeste, nordestes: que nordeste? In: AFFONSO, R. De B. A.; SILVA, P. L. B. (orgs.). Desigualdades regionais e desenvolvimento. São Paulo: FUNDAP - Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
CADORE, A. ABC do chimarrão: a doutrina do bom matear. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
FILIZOLA, R. Teoria e prática do Ensino de Geografia: memórias da Terra. São Paulo: FTD, 2010.
FLORES, M. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ediplat, 2003.
GEIGER, P. P. As formas do espaço brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
GRECO, R. O sertanejo no sertão-mundo. Baleia na Rede: Revista online do Grupo Pesquisa em Cinema e Literatura. Vol. 1, dez. 2009. Disponível em: www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/BaleianaRede. Acesso em jul. 2014.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÌSTICA (IBGE). Banco de dados agregado – SIDRA: Censo demográfico 2010. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/, acessado em 15 de Julho de 2014.
REIG, D.; GRADOLÍ, L. A construção humana através da zona de desenvolvimento potencial. In: MINGUET, P. A. (Org.). A construção do conhecimento na educação. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 107-126.
REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. (Orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. Heterogeneidade e transformação espacial no Brasil. (s/d). Disponível em: www.e-publicacoes.uerj.br; acessado em jul. de 2014.
THÉRY, H.; MELLO, N. A. de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
VIEIRA, C. E.; SÁ, M. G. de. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: PASSINI; E. Y; PASSINI, R; MALYSZ, S. T. (orgs.). Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
WARNIER, J. P. A mundialização da cultura. Tradução: Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 2003.