A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Lozicler Maria Moro dos Santos Centro Universitário Franciscano
  • Karla Tatsch Centro Universitário Franciscano
  • Sonia Regina Prado de Medeiros Centro Universitário Franciscano

Resumen

Este trabalho tem por finalidade, relatar e analisar a utilização de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática como uma estratégia para dinamizar o fazer pedagógico usando práticas inovadoras. Trata-se de um conjunto de atuações realizadas sob a coordenação das autoras, supervisora, coordenadora do subprojeto da Matemática e coordenadora de gestão de processos educacionais, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Centro universitário Franciscano – UNIFRA. As atividades foram planejadas e aplicadas com um grupo de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto da Matemática e com alunos do ensino fundamental em uma escola pública. A experiência contribuiu para melhorar a aprendizagem da Matemática nos alunos observados, além de qualificar a formação docente continuada e inicial dos bolsistas envolvidos, estes que passaram a valorizar a abordagem diferenciada do processo de ensino e aprendizagem como forma de incentivar a participação ativa dos alunos.

Biografía del autor/a

Lozicler Maria Moro dos Santos, Centro Universitário Franciscano

Karla Tatsch, Centro Universitário Franciscano

Sonia Regina Prado de Medeiros, Centro Universitário Franciscano

Citas

ALMEIDA, M. T. P. Jogos divertidos e brinquedos divertidos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME-USP, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em 25 maio 2013.

_____. Ministério da Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em nível superior: 2000. Disponível em:< http:// portal mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ed_basdire,pdf >. Acesso em 25 maio 2013.

CUNHA, N. H. S.; NASCIMENTO, S. K. Brincando – aprendendo e desenvolvendo o pensamento matemático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

PEREZ, G. Prática Reflexiva do professor de matemática. São Paulo: Cortez - 2005.

TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Publicado

2014-12-12

Cómo citar

Moro dos Santos, L. M., Tatsch, K., & Prado de Medeiros, S. R. (2014). A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 37–52. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/217