AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Janice Vidal Bertoldo Centro Universitário Franciscano
  • Andréia Moro Chiapinoto Centro Universitário Franciscano

Resumen

O trabalho aqui apresentado está vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID. Possui cunho bibliográfico e tem por objetivo discutir o processo de formação docente através do PIBID, destacando as suas contribuições para as escolas de educação básica e simultaneamente para a própria formação de professores. Após reflexão sobre a temática em questão, podemos afirmar que as escolas têm muito a oferecer aos bolsistas. Em contraponto, os bolsistas também somam para a rede pública de educação, pois utiliza os seus conhecimentos para contribuir com a melhora na qualidade da educação.

Biografía del autor/a

Janice Vidal Bertoldo, Centro Universitário Franciscano

Andréia Moro Chiapinoto, Centro Universitário Franciscano

Citas

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47º ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora. 1999.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SACRISTAN, J. G. A educação que temos, a educação que queremos. In: IMBERNON, F. (org.). A educação do século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artemed, 2000.

SEVERINO, A. J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

Publicado

2014-12-12

Cómo citar

Vidal Bertoldo, J., & Moro Chiapinoto, A. (2014). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 20–27. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/215