O ENSINO NA OBRA DE MAGISTRO DE TOMÁS DE AQUINO
Resumen
Este texto procura investigar alguns aspectos sobre o processo de ensino na obra De magistro (Sobre o ensino) de Tomás de Aquino. Esta obra faz parte de um conjunto de questões disputadas sobre a verdade (Quaestiones Disputatae de Veritate), durante a primeira regência do Aquinate na Universidade de Paris, de 1256 a 1259. São um total de 29 questões sobre temas filosóficos e teologicos, sendo o De magistro, a de número 11. A quaestio disputata, ou seja, uma técnica pedagógica, é a discussão sobre um determinado tema e caracteriza a própria essência da universidade medieval em geral. Dessa forma, a questão sobre o ensino, na obra De magistro, dividida em 4 artigos, discute, neste artigo, entre outros, a possibilidade da busca do conhecimento e sua imbricação com pressupostos antropológicos, o papel do mestre e do discípulo, se é possível ser mestre de si mesmo e se ensinar é um ato da vida ativa ou da contemplativa. Enfim, pautado numa premissa maior ou numa imagem, que, assim como o médico causa a saúde no doente pela atuação da natureza, com a ajuda de instrumentos e remédios, também se diz que o professor, por meio de sinais, causa conhecimento no aluno com a atividade da razão natural dele, isto é, a partir das potencialidades do mesmo, porque ensinar é um movimento que vai da potência ao ato.Citas
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