RESENHA

Autores/as

  • Antonio Paim Instituto Brasileiro de Filosofia

Resumen

José Maurício de Carvalho vem de entregar ao público a segunda edição de O Homem e a Filosofia (1ª edição, 1998). Nessa obra procura dar continuidade à meditação iniciada por Tobias Barreto (1839/1889) e, contemporaneamente, desenvolvida basicamente por Miguel Reale (1910/2006). Para Tobias Barreto tratava-se de encontrar um caminho que pudesse libertar-nos da camisa de força que nos sugeria o positivismo, ao postular que a pessoa humana era determinada e determinável. Sabemos que essa autêntica enfermidade, infelizmente, contagiou muita gente no período republicano de nossa história, o que explica nos encontrarmos, ainda hoje, diante de verdadeira esterilização das consciências em várias esferas do saber.

Biografía del autor/a

Antonio Paim, Instituto Brasileiro de Filosofia

Citas

José Maurício de Carvalho. O Homem e a Filosofia. Pequenas meditações sobre Existência e Cultura. 2ª edição. Porto Alegre, PUCRS, 2007, 236 p.

Publicado

2008-11-28

Cómo citar

Paim, A. (2008). RESENHA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 1(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/186

Número

Sección

Resenha