FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO VOLTADA PARA OS INTELECTUAIS ORGÂNICOS

Autores/as

  • Filipe Sales Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Guilherme Santos Pinto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Pedro Santos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão acerca da formação de professores na atualidade, a partir dos escritos de Antônio Gramsci, em especial sobre a função dos intelectuais “orgânicos”, dentro de uma visão crítica da sociedade, com vistas à transformação social. Centralmente, dialogamos com a compreensão de intelectuais apresentada por Gramsci em seus escritos do cárcere, assim como, sobre a influência destes na gestão escolar, bem como no processo de formação docente. Reconhecemos a importância desta concepção para a formação de um pensamento crítico e, de certa forma, determinante nos processos culturais, educacionais, e de formação de profissionais críticos e implicados no processo de gestão escolar. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa. Destacamos a importância de uma cultura baseada em uma educação humanista, proposta por Gramsci, como também, sobre a influência da teoria do autor sobre os processos formativos docentes, e sua influência na gestão escolar, possibilitando a estes profissionais a viabilidade de serem agentes de mudança no cenário educacional.

Biografía del autor/a

Filipe Sales, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Psicólogo, Graduado no PEG e Especializando em Gestão Educacional – UFSM e Mestrando em Educação - UFSM.

Guilherme Santos Pinto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando em Educação pela UFSM, Especialista em Gestão Educacional pela UFSM, e graduado em Filosofia - Licenciatura Plena pela mesma instituição; Temas de pesquisa: Ensino Médio Politécnico no estado do Rio Grande do Sul; Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio; Avaliação Emancipatória; e Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Pedro Santos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Geógrafo Bacharel e Licenciado pela UFSM e Especialista em Gestão Educacional – UFSM.

Citas

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Publicado

2017-02-09

Cómo citar

Sales, F., Pinto, G. S., & Santos, P. S. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO VOLTADA PARA OS INTELECTUAIS ORGÂNICOS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 9(18), 123–134. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/1800

Número

Sección

Artigos