O PROBLEMA DA IDENTIDADE PESSOAL EM DEREK PARFIT E PAUL RICOEUR

Autores/as

  • João Batista Botton UFSM

Resumen

O texto apresenta e discute o confronto de Paul Ricoeur com aobra de Derek Parfit acerca do problema da identidade pessoal.Pretende-se, através do cotejo entre a tese do esvaziamento desentido da identidade atribuída a Parfit e a teoria da identidadenarrativa de Ricoeur, extrair desse confronto enriquecimentosvaliosos para a consideração do problema. Pela apresentação dasexperiências de pensamento (puzzling cases) através das quaisParfit estabelece a equivocidade do estatuto de relevância daquestão da identidade, são examinados os pressupostos teóricosde sua tese. Esses pressupostos, por sua vez, são confrontadoscom a posição Ricoeuriana, que pretende demonstrar aimpossibilidade da redução da pessoa ao tipo de procedimentoimpessoal utilizado por Parfit no estabelecimento de seusexperimentos. Finalmente, examina-se o tipo de dificuldades elimitações que a tese cética de Parfit pode oferecer às pretensõesde Ricoeur de construir um modelo de identidade baseado em categorias narrativas.

Biografía del autor/a

João Batista Botton, UFSM

Citas

ADRIAANSE, H. J. La Mienneté et le Moment de la Dépossession de Soi: Le débat de Ricoeur avec Derek Parfit. In: Philosophie Institut Catholique de Paris 16. Paris: Beauchense, 1995.

MUSIL, Robert. O Homem sem Qualidades. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

PARFIT, Derek. Identidad personal. Tradução: Álvaro Rodríguez Tirado. México: Universidad Nacional Autônoma de México, 1983.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro (Tit. Orig. Soi-même comme um autre). Trad.: Lucy Moreira César. Campinas, SP: Papirus, 1991.

Publicado

2010-11-28

Cómo citar

Botton, J. B. (2010). O PROBLEMA DA IDENTIDADE PESSOAL EM DEREK PARFIT E PAUL RICOEUR. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 3(5), 21–31. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/174

Número

Sección

Artigos