O PAPEL DO JOGO NA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano

Resumen

Objetivamos apresentar, nesse artigo, a noção de jogo, segundo a hermenêutica filosófica de H. G. Gadamer, como modelo estrutural do saber filosófico e pedagógico. Para tal, refletiremos sobre a dimensão metodológica da hermenêutica filosófica e, mais especificamente, sobre o modo e a forma de acontecer do saber filosófico-pedagógico a luz do jogo como experiência hermenêutica. Portanto, pretendemos defender que no jogo hermenêutico a experiência constitui-se como abertura sempre a novas possibilidades de ensinar, pensar, conhecer e agir.

Biografía del autor/a

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano

Citas

ALMEIDA, Custódio; FLICKINGER. Hans-Georg; ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica. Nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

CORETH, Emerich. Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo:

EPU, 1973.

FLICKINGER. Hans-Georg. Para que uma filosofia da educação? – 11 teses. Perspectiva. Florianópolis, Vol. 16, n. 29, 1998, p. 15-22.

GADAMER, Hans-Georg. La educación es educarse. Barcelona: Ediciones

Paidós, 2000.

__________. Verdade e Método I – Traços fundamentais de uma

hermenêutica filosófica. Trad. Flávio P. Meurer – 8ª ed. Petropolis: Vozes, 2007.

__________. Verdade e Método II – Complementos e índice. Trad. Enio

P. Giachini – 2ª ed. Petropolis: Vozes, 2004.

__________. A razão na época da ciência. Trad. Ângela Dias. Rio de

Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. São Leopoldo:

EDITORA UNISINOS, 1999.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo I. Trad. Márcia de Sá Cavalcante – 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989.

__________. Ser e Tempo II. Trad. Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis:

Vozes, 1989.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 1971.

PALMER. Richard. Hermenêutica. Trad. Maria L. Ribeiro Ferreira. Lisboa:

Edições 70, 1989.

RICOUER, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Loyola, 2000.

ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: Entre a linguagem da

experiência e a experiência da linguagem. São Leopoldo: Editora

UNISINOS, 2002.

RUEDELL, Aloísio Da representação ao sentido: através de

Schleiermacher à hermenêutica atual. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E. Hermenêutica: Arte e técnica da

interpretação. Trad. Celso R. Braida – 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. 2ª ed. Porto Alegre:

EDIPUCRS, 2008.

___________. Compreensão e finitude. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2001.

___________. A questão do método em filosofia. Porto Alegre: Movimento, 1998.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo:

Nacional, 1968.

______________. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural,

Publicado

2010-10-21

Cómo citar

Alves, M. A. (2010). O PAPEL DO JOGO NA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 3(6), 86–98. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/165

Número

Sección

Artigos