CRÍTICAS GALILEANAS AO ARGUMENTO ARISTOTÉLICO DA INALTERABILIDADE DO CÉU
Resumen
O presente texto tem como objetivo apresentar a crítica de Galileu Galilei (1564-1642) contraa tese de Aristóteles (384-322 a.C.) de que a região celeste é incorruptível. Nesse sentido,pretende-se mostrar o desenvolvimento da crítica galileana, apresentada na primeira jornadado Diálogo (1632), contra o segundo argumento aristotélico acerca da inalterabilidade do céu– ausência de contrários – exposto em De caelo.Citas
ARISTÓTELES. Acerca del cielo. Traducción de Miguel Candel. Madrid: Editorial Gredos, 2008.
ARISTÓTELES. Física. Traducción de Guillermo R. de Echandía. Madrid: Editorial Gredos, 1995.
GALILEI, Galileu. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Tradução de Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.








