A MAIORIDADE ÉTICA KANTIANA SOB O VIÉS DO SISTEMA COSMOPOLITA UNIFICADO
Resumen
O presente texto tem por objetivo analisar o enlace dos conceitos de educação, moralidade ecomunidade cosmopolita no âmbito da filosofia prática kantiana. Desse modo, pretende-seseguir o percurso desses conceitos, considerando a rudeza e as influências brutas quepertencem ao estado de natureza humana, que, necessariamente carece de disciplina einstrução como suporte e orientação aos princípios do agir moral. Nesse sentido, seráexplanado o desenlace do progresso e o aperfeiçoamento da espécie humana que ocorre naperspectiva de um sistema cosmopolita unificado são condições de possibilidade à maioridadeética.Citas
CAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
KANT, Immanuel. “Resposta à pergunta: que é o iluminismo?”. In: KANT, Immanuel. À paz perpétua e outros opúsculos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988.
KANT, Immanuel. A religião nos limites da simples razão. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1995.
KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução de Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. Coleção os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 2011.