ALTER EGO E OUTREM: RICOEUR E O PROBLEMA DO OUTRO

Autores/as

  • Paulo Gilberto Gubert UFSM

Resumen

No que tange à questão filosófica da segunda pessoa, Ricoeur, em O si-mesmo como um outro, salientaque a fenomenologia ocupa um lugar emblemático. Por um lado, tem o mérito de elevar o problema dooutro ao primeiro plano da discussão filosófica. Por outro lado, Husserl e Lévinas radicalizaram oproblema do outro, ao polarizarem a discussão acerca da primazia entre o ego e o alter. Diante disso, umadialética de complementaridade entre ambos os polos é proposta por Ricoeur.

Citas

HUSSERL, E. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. Tradução Maria Goreti Lopes e Souza. Porto: RÉS, 1985.

LÉVINAS, E. Totalidade e infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1980.

RICOEUR, P. Na escola da fenomenologia. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

______. O si-mesmo como um outro. Tradução de Lucy Moreira Cesar. Campinas: Papirus, 1991.

______. Percurso do reconhecimento. Tradução de Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 2006.

______. Sympathie et respect: phénoménologie et éthique de la seconde personne. Revue de Métaphysique et de Morale, Paris, n. 59, p. 380-397, 1954.

______. Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990.

Publicado

2012-12-30

Cómo citar

Gubert, P. G. (2012). ALTER EGO E OUTREM: RICOEUR E O PROBLEMA DO OUTRO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 5(10), 75–88. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/103