ARTE E ESPIRITUALIDADE NO CONJUNTO BASILICAL DE ASSIS – ITÁLIA
Abstract
O Conjunto Basilical de Assis é conhecido em todo o mundo pela admirável simbiose entre arquitetura e pintura que emanam uma espiritualidade única graças à presença de Francisco e sua história. Neste artigo objetivou-se apresentar alguns aspectos do Conjunto Basilical de Assis e descrever a arte e a espiritualidade, destacando parte da Basílica Inferior e Superior, e alguns de seus afrescos e alegorias. A metodologia está embasada na perspectiva da pesquisa qualitativa e a principal referência é a história de Francisco. Infere-se que, em Assis, a espiritualidade cristã constitui um horizonte de paz emoldurado pela sensibilidade franciscana, que é uma maneira original de viver a cristandade. O ser franciscano é um jeito de viver, uma forma de situar-se no mundo, diante de Deus e dos homens, uma maneira de relacionar-se com toda a realidade, as pessoas, todas as coisas da Criação e Deus.
References
BÍBLIA. 1993. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. 2. ed. ver. e atual no Brasil. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
DUBY, G. O Tempo das Catedrais: a arte e a sociedade 980-1420. Lisboa:
Editorial Estampa, 1978.
DUBY, G. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Estampa, 2002.
GIANDOMENICO, N. Arte e História. Assis. Florença (Itália): Bonechi, s/d.
LEGENDA MAIOR DE SÃO BOAVENTURA. Introduções: Frei David de Azevedo, OFM; Tradução: Frei José Maria da Fonseca Guimarães, OFM. Disponível em:
http://www.editorialfranciscana.org/files/5707_1_S_Boaventura_Legenda_Maior_(LM)_4af84ffa4a4a6.pdf, acesso em 30/08/2015.
SCHMITT, J. C. O Corpo das Imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Bauru, SP: EDUSC, 2007.
TOMAS DE CELANO. Tratado dos Milagres. Introduções: Frei David de Azevedo,
OFM; Tradução: Frei José Maria da Fonseca Guimarães, OFM. Disponível em:
http://www.editorialfranciscana.org/files/5707_3Celano_Milagres_(3C)_4af8505016c73.p. Acesso em 12/12/2015.
VAUCHEZ, A. A Espiritualidade na Idade Média Ocidental. Séculos VIII a XIII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
WILGES, I. Cultura religiosa. Petrópolis (RJ): Vozes, 1982.