A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS
Abstract
O texto parte de estudos, práticas e reflexões decorrentes do trabalho realizado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário Franciscano no Subprojeto Pedagogia em uma escola municipal de Santa Maria/RS. Alia-se a essa experiência o trabalho desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular III, uma vez que esse foi realizado na mesma escola e a proposta teve como foco a temática em pauta. A discussão centra-se na questão: O currículo dinamizado em uma escola Municipal de Ensino de Santa Maria/RS propicia aos estudantes conhecerem e valorizarem a diversidade cultural da sua comunidade? A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação. Os resultados da pesquisa apontam o empenho da escola para construir novas estratégias e maneiras de produzir mediações que possibilitem aliar o conhecimento específico de cada componente curricular às vivências da comunidade escolar. Entretanto, há a necessidade de maiores investimentos em espaços/lugares de compartilhamento, uma vez que os docentes necessitam de estudos contínuos quanto aos aspectos teóricos e metodológicos para que se efetive práticas curriculares que reconheçam e a valorizem as diversidades culturais no contexto escolar.References
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. (1° a 4º ano) – História e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDAU, V. M. Cotidiano Escolar e Cultura(s): encontro e desencontros. In: CANDAU, V. M. Reinventar a escola. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
CANDAU, V. M.; MOREIRA, A. F. B. Educação Escolar e Cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. RJ, nº 23, maio/jun./jul./ago., 2003.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 24 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
HERNÁNDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PERÉZ-GOMÉZ, A. I. A Cultura Escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
SANTOS. E.G. A dinâmica de ações extensionistas na formação continuada de professores municipais de Santa Maria/RS: a tessitura de processos formativos. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 55-115.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
ZABALZA, M. A. O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.