UMA APRESENTAÇÃO DOS CONCEITOS DE ARBÍTRIO E VONTADE EM KANT
Abstract
O artigo apresenta uma análise dos termos arbritrium brutum, arbitrium sensitivum e arbitrium liberum utilizado por Kant na Crítica da Razão Pura e na Metafísica dos Costumes. A partir desse esclarecimento, será introduzido o conceito de vontade, como a capacidade que possibilita uma escolha livre. Por conseguinte, a relação entre vontade e arbítrio será apresentada como fundamental para a autonomia da vontade na filosofia prática kantiana. Contudo, faz-se uma apresentação das condições analíticas para a compreensão do conceito de autonomia da vontade em Kant.References
ALLISON, Henry. Kant's theory of freedom. Cambridge University Press, 1990.
ALQIÉ. Ferdinand. Introduction a la lectura de la Critique de la Raison Pratique. In: Critique de la Raison Pratique. Tradução de François Picavet. Paris: Universitaires Press. 1971, pp. VII-XXXIV.
DELBOS,Victor. La philosophie pratique de Kant. 3ª Ed. Paris: PUF, 1969.
KANT. Immanuel. Anthropologie in pragmatischer Hinsicht. Editado por Wilhelm Weischedel, Frankfurt: Suhkamp, BAnd XII, 1968.
_____. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5ª Ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.
_____. Crítica da Razão Prática, Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1986.
_____. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995.
_____. La Metafísca de las Costumbres. Tradução de Adela Cortina Orts e Jesús Conill Sancho. Madrid: Editorial Tecnos, 1989.
ROHDEN, Valério. Interesse da Razão e Liberdade. São Paulo: Editora Ática, 1981.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo Dicionário Latino-Português. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria Garneir, 1993.
SCHEEWIND. J. B. A invenção da Autonomia: Uma história da história da filosofia moral moderna. Tradução de Magda Franca Lopes. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2001.
ZINGANO, Marco Antônio. Razão e História em Kant. São Paulo: Brasiliense, 1989