JUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS E HUMANIZAÇÃO EM JOHN RAWLS
Abstract
O presente artigo examina a noção de justiça como equidade e a ideia de humanização noliberalismo político do filósofo norte-americano John Rawls. Nesse sentido, aborda osignificado dos direitos humanos e a sua aplicação no contexto social. Procura defender que orespeito à pessoa humana é o foco principal para se estabelecer os fundamentos essenciaispara a constituição de uma sociedade justa e bem ordenada. Reitera que a proposta de Rawlsprocura estabelecer um nível de convivência pacífico e justo entre os mais e os menosfavorecidos da sociedade. Desse modo, a intenção primordial do texto é colocar em discussãoa importância dos direitos humanos para o estabelecimento de uma sociedade equitativa(justa) frente aos inúmeros desafios da sociedade contemporânea, em que predomina odesrespeito ao ser humano.References
ALMEIDA, Gabriel Bertin de. “Os princípios de justiça de John Rawls: o que nos faria segui-los?” In: Cadernos de Ética e Filosofia Política. São Paulo, n.8, p.7, 2006.
BERGESCH, Karen. “Quem somos! O debate sobre o conceito de pessoa no início da vida.” In: Pistis & Praxis. Curitiba, v.2, n.1, jan/jun. 2010.
BRITO, Adriano Naves de. “Elementos sobre a teoria da justiça de John Rawls.” In: Fragmentos de Cultura. Goiânia: v.4, n.10, p. 29-44, 1994.
NEDEL, José. A teoria ético-política de John Rawls: uma tentativa de integração de liberdade e igualdade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
NEDEL, José. Ética, direito e justiça. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
NEDEL, José. “O princípio da diferença na teoria da justiça de John Rawls.” In: Cultura e fé, Porto Alegre: v.25, n.99, p. 32-44, out.-dez./2002.
OLIVEIRA, Neiva Afonso & ALVES, Marcos Alexandre. “Justiça e políticas sociais na Teoria de John Rawls.” In: Sociedade em Debate. Pelotas, 16(1): 25-43, jan.-jun./2010.
OLIVEIRA, Nythamar de. Rawls. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
ONU, Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.
PUNTEL, Joana T. Cultura midiática e Igreja: uma nova ambiência. São Paulo: SEPAC/Paulinas, 2005.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
RAWLS, John. Justiça como eqüidade: uma reformulação. Erin Kelly (org.); Trad. Claudia Berliner; revisão técnica e da tradução Álvoro De Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
RAWLS, John. Justiça e democracia. Trad. Irene A Patermot. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
RAWLS, John. O direito dos povos. Trad. Luis Carlos Beges; revisão técnica Sérgio Sévulo da Cunha. São Paulo: Marins Fontes, 2001.
SILVEIRA, Denis Coitinho. “Teoria da justiça de John Rawls: entre o liberalismo e o comunitarismo.” In: Trans/Form/Ação. São Paulo, v.30, n.1, p.169-190, 2007.
VITA, Álvaro de. Uma concepção liberal-igualitária de justiça distributiva. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo: ANPOCS, v. 14, n. 39, p. 41-59, fev./1999.
ZAMBAM, Neuro José. A teoria da justiça em John Rawls: uma leitura. Passo Fundo: UPF, 2004.