TEORIA DO CONHECIMENTO EM SÃO BOAVENTURA

Authors

  • Ricardo Antonio Rodrigues Centro Universitário Franciscano

Abstract

Para São Boaventura (1221-1274) existe a certeza de que a pessoa humana é capaz deconhecer e que existe algo para ser conhecido. Essa capacidade ilimitada (Capax Dei)da pessoa humana, para conhecer tudo, a coloca em grau privilegiado na escala dacriação. Ao descrever diferentes níveis no processo do conhecimento humano, o autorsugere definições em torno do tema que parecem intercambiar o simbolismo da mística(Pseudo-Dionísio), o esforço da busca racional do homem (filosofia grega) e asverdades reveladas pela fé (Teologia cristã). Seu posicionamento acadêmico valendo-seda mística revela uma postura autônoma em relação às autoridades acadêmicas de suaépoca. O conhecimento sensível, o conhecimento iluminativo e o conhecimentocientífico são resultados da capacidade infinita da mente humana de conhecer-se,conhecer a realidade que a cerca, e elevar-se, fluir para o ôntico fontal, origem e termode todo conhecimento que é Deus, através dos seus vestígios, imagens, sombras e sinaisimpressos e expressos no mundo. A essa experiência cognitiva de outra ordem, o amor,o autor entende que seja o estágio mais elevado de conhecimento que a mente humanapode fazer, o apex mentis (ápice da mente).

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Published

2013-06-30

How to Cite

Rodrigues, R. A. (2013). TEORIA DO CONHECIMENTO EM SÃO BOAVENTURA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 6(11), 101–118. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/114