ATENÇÃO E ATO MENTAL NO DE MUSICA DE AGOSTINHO

Autores

  • Marcio Paulo Cenci Centro Universitário Franciscano

Resumo

Neste artigo pretende-se analisar a partir do De Musica, Livro VI, as teses de Agostinho em que ele nega a sobreveniência dos corpos à mente/alma, embora a ação corporal seja percebida pela mente. Para ele, a mente humana não pode estar submetida à determinação dos corpos, como se fosse uma massa ao trabalho do artesão. Entretanto, os objetos dados a partir do exterior não produzem efeitos na alma, mas somente no corpo, e cada efeito no corpo é um tipo de ação e a alma conhece cada um. Portanto, tal ação não pode ser oculta à alma, a saber, a alma percebe-a. Decorre disso que há um certo paralelismo entre a ação no corpo a percepção desse movimento na alma. Esta argumentação necessita da análise e esclarecimento dos conceitos de percepção, ato mental e atenção como constituintes dessa teoria da percepção.

 

Referências

CARY, Philip. Augustine's Invention of the Inner Self: The Legaxy of a Chirstian Platonist. Oxford University Press, Oxoford: 2000.

COPLESTON, Frederick. A History of Philosophy. Medieval Philosophy. Volumen II, Image Books with The Newman Press. Doubleday, NY: 1993.

DÍAZ TUESTA, Víctor. Eficacia del número, según San Agustín. In. Estudio Agustiniano, 3 (1968) 81-107.

ELLSMERE. P. K.; LA CROIX. R. R. Augustine on Art as Imitation. In: LA CROIX. Richard R. (ed.) Augustine On Music. An Interdisciplinary Collection of Essays. Studies in the History and Interpretation of Music. Vol. 6. The Edwin Mellen Press. Lewiston/Queenston/Lampeter: 1988. pp. 1-16.

FORMAM, Robert. J. Augustine's Music: Keys to the Logos. In: LA CROIX. Richard R. (ed.) Augustine On Music. An Interdisciplinary Collection of Essays. Studies in the History and Interpretation of Music. Vol. 6. The Edwin Mellen Press. Lewiston/Queenston/Lampeter: 1988. p. 18.

HINRICHSEN, Luís Evandro. A estética de Santo Agostinho: o belo e a formação do humano. Porto Alegre : ESTEF, 2009.

HINRICHSEN, Luís Evandro. Deus modulator: Santo Agostinho: o itinerário estético da interioridade. Porto Alegre, 2000.

MASLIN, K. T. Introdução à Filosofia da Mente. Trad.: Fernando José da Rocha. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.

MATTHEWS, Gareth B. Thought’s ego in Augustine and Descartes. Ed. Cornell University, Ithaca, NY: 1992.

MATTHEWS, Gareth B.. Augustine. Blackwell Publisihing. Corwall.2005.

Maslin, Keith T.. Introdução à filosofia da mente. 2. ed. Porto Alegre : Artmed, 2009.

MIRANDA, José Carlos de. A memória em Santo Agostinho: Memoria Rerum, Memoria Sui, Memoria Dei. In. Hvmanitas - Vol. LIII (2001), pp. 225-247.

ROSA, José M. Silva. Da Ambiguidade da Música na Antiguidade tardia e no Pensamento de Santo Agostinho. 2004. In. http://www.lusosofia.net/textos/jose_rosa_musica_antiguidade__e_santo_agostinho.pdf acessado em 01 de Junho de 2012.

YRJÖNSUURI, M. The Soul as an Entity: Dante, Aquinas, and Olivi. In: LAGERLUND. Henrik. Forming the Mind. Essays on the Internal Senses and the Mind/Body Problem from Avicenn to the Medical Enlightenment. Springer, Dordrecht, The Netherlands: 2007. pp. 59-92.

KING, P. Rethinking Representation in the Middle Ages: A Vade-Mecum to Medieval Theories of Mental Representation. In. LAGERLUND, Henrik. Representation and Objects of Thought in Medieval Philosophy. University of Cambridge, UK: Ashgate, 2007. p. 81-100.

Downloads

Publicado

2014-09-19

Como Citar

Cenci, M. P. (2014). ATENÇÃO E ATO MENTAL NO DE MUSICA DE AGOSTINHO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 5(9), 133–142. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/93