ÉTICA DA COMPAIXÃO: UM CONTRAPONTO AO RIGOR DA MORAL KANTIANA

Autores

  • Mônica Saldanha Dalcol UFSM

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo explicitar de maneira breve em que consiste a proposta ética desenvolvida pelo filósofo Arthur Schopenhauer a partir da sua crítica direcionada a ética kantiana. Schopenhauer encontra-se entre aqueles filósofos denominados não intelectualistas e propõe que a ação moral não ocorre com base na razão, mas através do sentimento de compaixão. O valor moral de uma determinada ação ocorre quando a ação for realizada tendo em vista apenas o outro, isto é, quando ela é totalmente isenta de motivações egoístas, a chamada “ação desinteressada”. Através da experiência dessa ação, o ser humano nega a vontade de vida e encontra uma via de suspensão “momentânea” do ciclo da vontade, sendo conduzido a reconhecer a essência íntima de todos os seres – a Vontade.  O grau mais elevado de negação da vontade é a renúncia ética: a supressão de todo caráter.

Referências

CHEVITARESE, L. A Ética em Schopenhauer: que "liberdade nos resta" para a prática de vida? 2005, 1662 f.Tese.(Doutorado em Filosofia)- Departamento de Filosofia. Pontíficia, Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2005. Acesso em 24 de novembro de 2010.

DEBONA, Vilmar. Schopenhauer e as formas da razão. São Paulo: Annablume, 2010.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad.Guido Antônio de Almeida.São Paulo:Barcarolla e Discurso Editorial,2010.

HORKHEIMER, M. O pensamento de Schopenhauer em relação à ciência e à religião. Tradução Flamarion Caldeira Ramos. In: Cadernos de Filosofia Alemã XII. São Paulo: Departamento de Filosofia – USP. 2008.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tradução Jair Barbosa.São Paulo:Unesp,2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o fundamento da Moral. Tradução Maria Lúcia Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2001;

SCHNÄDELBACH, Hebert. Filosofia em Alemanía: 1831-1933.Trad.Pepa Linares.Madrid:Cátedra,1991.

TERENCE, Irwin. The development of Ethics: A historical and Critical Study. Oxford: 2010.

TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes. 1999.

Downloads

Publicado

2014-09-19

Como Citar

Saldanha Dalcol, M. (2014). ÉTICA DA COMPAIXÃO: UM CONTRAPONTO AO RIGOR DA MORAL KANTIANA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 5(9), 88–96. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/89