ABORDAGEM FILOSÓFICA DOS CONTEÚDOS COMO CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE DO FILOSOFAR

Autores

  • Rita de Athayde Gonçalves Centro Universitário Franciscano

Resumo

A abordagem dos conteúdos tratados na disciplina de Filosofia como a condição necessária para tornar a aula de Filosofia uma atividade filosófica é o foco de investigação desse artigo. Para proporcionar ao jovem o filosofar é preciso que se saiba o que se quer com a disciplina na escola, percebendo-a como algo que instiga o movimento do pensamento, não permitindo o mesmo se cristalize ao problematizar a realidade e que proporciona aos sujeitos o conhecimento do mundo e de si mesmos. O modo como a disciplina de Filosofia é tratada, principalmente quanto à metodologia de ensino, é um dos principais problemas que se enfrenta, atualmente, para tornar a aula filosofia filosófica. Considerando-se que  o ensino de Filosofia não pode estar subjugado a uma a uma didática ou metodologia no sentido técnico do termo, pois o filosofar é dinâmico, não linear e tem que estar aberto a novas possibilidades, se pode pensar algumas abordagens ou a construção de uma atitude filosófica para o ensino de Filosofia. Esse estudo discute a questão a partir de três percepções sobre o ensino de Filosofia: a educação dialógica proposta por Sofiste, a aula de Filosofia como produção de conceitos desenvolvida por Gallo e o ensino de Filosofia como a possibilidade “de dar lugar a irrupção do pensamento do outro” (2009), construída por Cerletti.

Referências

ASPIS, Renata Lima, GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009. P.

BARBOSA, Claudio Luis de Alvarenga. Didática e filosofia no ensino médio: um diálogo possível. Educação Unisinos 12(2):133-142, maio/agosto 2008. Disponível em http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/pdfs_educacao/vol12n2/07.pdf. Acesso em, 20/09/2011

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 38/2006 de 07 de julho de 2006. Inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio. Brasília. Agosto de 2006.

CERLETTI, Alejandro. O Ensino de filosofia como um problema filosófico. Belo horizonte: Autêntica, 2009.

GALLO, Silvio. Filosofia na Educação Básica: uma propedêutica a paciência do conceito. In RIBAS, Maria Alice et al. Filosofia e Ensino: a Filosofia na escola. Ijuí: UNIJUI, 2005. p. 389-401.

GONÇALVES, Rita de Athayde. Considerações sobre o ensino de Filosofia como um problema filosófico. In: GONÇALVES, Rita de Athayde et al (orgs). Filosofia e interfaces: 50 anos do curso de filosofia da Unifra. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2010. p. 39–56.

HEIDEGGER, Martin. O que é isto – A Filosofia?: Identidade e diferença. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.

MURCHO, Desidério. A natureza da Filosofia e seu ensino. In: GONÇALVES, Rita de Athayde, OLIVEIRA, Julieta S., RIBAS, Maria A. C. A Educação na Sociedade dos Meios Virtuais. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2009. p. 213-31.

SOFISTE, Juarez Gomes. Sócrates e o ensino da filosofia. Petrópolis: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2014-09-19

Como Citar

de Athayde Gonçalves, R. (2014). ABORDAGEM FILOSÓFICA DOS CONTEÚDOS COMO CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE DO FILOSOFAR. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 5(9), 28–39. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/84