O CONTO “NO MOINHO” DE EÇA DE QUEIRÓS: O TRÁGICO E O REALISMO

Autores

  • Dante Gatto UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), campus de Tangará da Serra, professor do Departamento de letras e do PPGEL (Programa de Pós-graduação em Estudos Literários)
  • Adriana Monteiro Mendonça UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), campus de Tangará da Serra, professor do Departamento de letras e do PPGEL (Programa de Pós-graduação em Estudos Literários)

Resumo

Tomando como suporte a perspectiva de trágico, conforme Nietzsche (1844-1900), que se constitui num afirmação da vida, considerando a inteireza da mesma, e considerando, também, conforme Miguel de Unamuno (1864-1936) o sentimento trágico da vida enquanto problemática, tomou-se por objetivo deste artigo, refletir os efeitos do realismo literário como proposta artística vitimada pelo positivismo do século XIX. O conto de Eça de Queirós (1845-1900) “No Moinho” serviu de objeto nesse sentido. Concluiu-se por prejuízo ao trágico, observando não só as contingências do positivismo em relação ao ser, mas também aspectos formais como o desempenho do narrador.

Biografia do Autor

Dante Gatto, UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), campus de Tangará da Serra, professor do Departamento de letras e do PPGEL (Programa de Pós-graduação em Estudos Literários)

Mestrado e doutorado em Teoria Literária na UNESP - Assis (SP) e pós-doutorado no Programa de Literatura Comparada da USP.

Adriana Monteiro Mendonça, UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), campus de Tangará da Serra, professor do Departamento de letras e do PPGEL (Programa de Pós-graduação em Estudos Literários)

Mestranda em Estudos Literários do PPGEL (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) da UNEMAT, campus de Tangará da Serra (MT).

Referências

CASADO, Tiago Souza Machado. Sabedoria trágica no último Nietzsche: o impulso dionisíaco para a vida. Kínesis, Vol. II, n° 03, Abril-2010, p. 60 – 71. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/5_TiagoSouzaMachadoCasado.pdf Acesso em: 30 out. 2014.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Tradução de Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, São Paulo, n.53, p. 166-182, março/maio 2002.

GATTO, Dante. Razão, racionalismo, tragédia e trágico. Tribuna de Tangará, Tangará da Serra, p. 07, 29 jan. 2014.

HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Mestre Jou, 1972.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico. 2. ed. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades, 2009.

MENDONÇA, Adriana Monteiro. O trágico em “No moinho” de Eça de Queirós. 2013. 32 f. Monografia - Curso de Letras, Departamento de Letras, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Tangará da Serra, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O Nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Ecce homo: como se chega a ser o que é. Tradução de Artur Morão. Covilhã: 2008.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Hemus, 1984.

PRADO, Marcio Roberto do. Das máscaras que revelam: reflexões sobre o conceito de trágico. Revista do Sell, Triângulo Mineiro, v. 2, n. 2, p.1-9, 2010. Semestral. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/issue/view/5>. Acesso em: 15 ago. 2013.

QUEIRÓS, Eça de. No Moinho. Pará de Minas: Virtual Books Online M&m Editores, 2003. 13 p. Disponível em: <http://www.acasadoespiritismo.com.br/livrosespiritas/650 Livros/no moinho/no moinho.pdf>. Acesso em: 25 dez. 2014.

UNAMUNO, Miguel de. Do sentimento trágico da vida. Organização e tradução de John O’Kuinghttons. São Paulo: hedra, 2013.

Downloads

Publicado

2016-01-06

Como Citar

Gatto, D., & Mendonça, A. M. (2016). O CONTO “NO MOINHO” DE EÇA DE QUEIRÓS: O TRÁGICO E O REALISMO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 9(17), 37–44. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/611