VULNERABILIDADE E EMANICIPAÇÃO SOCIOCULTURAL DE POVOS INDÍGENAS: PERCURSO DE UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4964

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Educação emancipatória, Interculturalidade, Inclusão social

Resumo

O artigo apresenta as fases de construção e de estruturação de um projeto de pesquisa-ação, que envolve populações indígenas, aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. A proposta visa fomentar a cooperação nacional e internacional, voltadas à educação emancipatória e intercultural e à promoção da igualdade racial e inclusão, com foco na vulnerabilidade social e valorização das especificidades socioculturais e linguísticas das populações indígenas. Intenciona-se analisar a relação entre as práticas tradicionais de cuidado no ciclo gravídico-puerperal de mulheres indígenas e as condutas adotadas nos diferentes níveis de atenção à saúde; identificar determinantes sociais da mortalidade materna e infantil indígena; validar tecnologias educacionais socioculturais simples e digitais; e fornecer evidências para a formulação de políticas públicas inclusivas e afirmativas que contribuam para a redução da morbimortalidade materna e infantil indígena. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, de cunho colaborativo, com características de tecnologia social que busca aproximar o pesquisador dos participantes e do objeto de investigação, produzindo conhecimentos por meio da participação ativa dos pesquisadores na investigação e intervenção. Portanto, esse ensaio mostra o potencial do presente projeto de pesquisa, que é fomentar a discussão e o desenvolvimento de ações que promovam inclusão social e educação emancipatória de povos indígenas.

Biografia do Autor

Dirce Stein Backes, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Enfermagem - UFSC. Docente do Curso de Enfermagem. Docnete e Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil – Universidade Franciscana – UFN.

Claudia Zanberlan, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Enfermagem - FURG. Docente do Curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil. Diretora de Pesquisa – Universidade Franciscana – UFN.

Juliana Silveira Colomé, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Enfermagem - FURG. Docente  do Curso de Enfermagem e do Mestrado em Ciência da Saúde e da Vida. Coordenadora do Coordenadora e tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e da Liga Acadêmica em Saúde Coletiva (LAInSC) – Universidade Franciscana – UFN. 

Alencar Kolinski Machado, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Farmacologia – UFSM. Docente do Curso de Biomedicina. Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Nanociências - Universidade Franciscana – UFN.

Margareth Zanchetta, Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University, Faculty of Community Services, no Canadá.

Doutora em Enfermagem pela Université de Montreal – UdeM. Professora Associada da Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University, Faculty of Community Services, no Canadá. 

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação - UFPel. Mestre em Filosofia - UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor Adjunto do Curso de Filosofia, do Programa Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens -  Universidade Franciscana - UFN.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

Backes, D. S., Zanberlan, C., Colomé, J. S., Machado, A. K., Zanchetta, M., & Alves, M. A. (2024). VULNERABILIDADE E EMANICIPAÇÃO SOCIOCULTURAL DE POVOS INDÍGENAS: PERCURSO DE UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 121–135. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4964