EDUCAÇÃO FRANCISCANA: UM CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES

Autores

  • Marco Aurélio Cardoso Feliciano Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4951

Palavras-chave:

Humanismo, Educação Franciscana, Princípios, Valores, Atitudes, Pedagogia e Relações

Resumo

Os avanços tecnológicos digitais dão à sociedade um dinamismo e uma celeridade nunca vista na história. a cada dia novas descobertas e invenções surgem para facilitar a vida das pessoas. Tudo se apresenta com a finalidade de dar qualidade à vida do ser humano em seu cotidiano e possibilitar que este resolva cada vez mais rápido as situações problemas que o afligem. As informações circulam mais rápido, as fronteiras são superadas, estabelecendo novas formas de comunicação, a ciência avança a ponto de prolongar a vida e, assim, toda a vida vai se transformando. Este é o cenário de mudança e transformação afeta pessoas e instituições, de modo a questionar e ressignificar processos e padrões. Assim, constata-se que a própria compreensão de ensino aprendizagem é ressignificada estabelecendo novos parâmetros para a educação. O advento da internet, o surgimento da IA (Inteligência Artificial), a ampla utilização das mídias e tecnologias colocam à prova antigos modelos educacionais. Mas muitos destes novos parâmetros não são tão novos assim, o que significa dizer que algumas pistas dadas hoje para a qualificação dos processos educacionais se coadunam com o legado deixado por algumas pessoas do passado, entre essas destaca-se Francisco de Assis. Este santo marcou época e perpetuou uma outra forma de ver a vida e os homens, de tal modo a embasar o surgimento de um outro humanismo diferente dos que já existiam naquele período histórico. Tal humanismo franciscano torna-se importante para o tempo presente, para a elaboração dos processos educacionais, para a idealização de um currículo humanizante e para a constituição de relações pautadas na valorização do diferente como máxima expressão da fraternidade.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Cardoso Feliciano, Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima

Possui graduação em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - IFITEG (2001) e Licenciado em História pelo Centro Universitário de Brasília - CEUB (2009). Atualmente coordena o Ensino Religioso e Ensino Médio da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima - Brasília/DF.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Feliciano, M. A. C. (2024). EDUCAÇÃO FRANCISCANA: UM CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 73–83. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4951