SÃO BOAVENTURA: AÇÃO PEDAGÓGICA DE ENSINAR E APRENDER

Autores

  • Iglê Moura Paz Ribeiro Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4949

Palavras-chave:

Educação, Espiritualidade Franciscana, Pessoa Humana, Integralidade do Ser

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar teoricamente o pensamento de S. Boaventura procurando atualizá-lo para a educação e a formação humana. Acentua a espiritualidade de Francisco de Assis que em sua filosofia revela a pessoa humana caminhar na busca da integralidade do ser. Traz as inspirações das ciências conduzirem os conhecimentos e comportamentos com outros campos. Faz uma análise da afinidade humana, o respeito a si, as pessoas em suas diversidades se sensibilizarem no espiritual e se percebem com parte e todo em um itinerário de vida. Propõe um uma epistemologia metodológica para ensinar e aprender com os sentidos, a inteligência e a memória.

Biografia do Autor

Iglê Moura Paz Ribeiro, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciências da Saúde (UNB). Mestre em Ciências da Educação (Universidade Católica de Brasília). Coordenadora e Psicopedagoga da Escola Franciscana Nossa senhora de Fátima/DF.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Ribeiro, I. M. P. (2024). SÃO BOAVENTURA: AÇÃO PEDAGÓGICA DE ENSINAR E APRENDER. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 105–114. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4949