AS DIFICULDADES DE SUSTENTAÇÃO ARGUMENTATIVA DO ATEÍSMO MILITANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.4921

Palavras-chave:

ateísmo, Deus, fé, verdade

Resumo

O presente artigo tratará das condições de desenvolvimento e sustentação do ateísmo militante. Dialogando Michel Onfray e Richard Dawkins objetivamos analisar as dificuldades desta modalidade de visão de mundo, dada a sua postura rigidamente dogmática. A dificuldade estaria, não na condição ontológico existencialista de Deus, mas na pouca maleabilidade conceitual destes ateus. Ou seja, o ateísmo militante acabaria por afirmar a mesma convicção dos teístas, a verdade como fundamento estruturante de seu discurso. Enquanto a verdade não for colocada no âmbito do duvidável, o debate ateu permanecerá catequético na sua versão, supostamente, laica, do conventículo.

Biografia do Autor

Wesley de Jesus Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Universidade Federal Fluminense - UFF

Licenciado em História e Bacharel em Psicologia pela UFES. Mestre em Filosofia (PPGFIL-UFES). Doutorando em Filosofia (PPGFIL-UFES) e doutorando em Psicologia (PPGP-UFF).

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Barbosa, W. de J. (2024). AS DIFICULDADES DE SUSTENTAÇÃO ARGUMENTATIVA DO ATEÍSMO MILITANTE. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(34), 1–24. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.4921

Edição

Seção

Artigos