O BRINCAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NOS PRIMEIROS QUATRO ANOS DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4780Palavras-chave:
criança com deficiência física, desenvolvimento, brincar, educação especialResumo
Este estudo tem como tema o brincar de crianças com deficiência física nos primeiros quatro anos de vida, e o problema de pesquisa assim se constitui: como, com quem e do que brincam as crianças com deficiência física nos primeiros quatro anos de vida? A pesquisa objetivou averiguar se as crianças com deficiência física brincam em contextos educacionais; investigar com quem as crianças brincam; entender de que forma acontecem as brincadeiras e identificar tecnologia assistiva que favorece o brincar. O estudo teve amparo em bases teóricas que subsidiam a compreensão do papel do brinquedo e do brincar no desenvolvimento infantil. Foram adotadas entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em um Centro de Educação Infantil e em um Programa de Estimulação Precoce, além de observação. Constatamos que todas as crianças observadas brincam, interagindo com outras crianças ou com adultos. Alguns recursos de tecnologia assistiva foram identificados, como adaptação de mobiliários e de brinquedos. Em alguns casos há a dependência dos adultos para que a brincadeira aconteça. Vários brinquedos foram confeccionados pelos professores, adequando-os às condições das crianças, possibilitando o brincar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este periódico proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado ao aumento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Para mais informações sobre os termos específicos desta licença, você pode visitar o seguinte link: CC BY 4.0.