O CONCEITO DE COMPETÊNCIA E SUA INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4755Palavras-chave:
educação, habilidades, neoliberalismo, políticas públicasResumo
O objetivo deste trabalho é levantar pressupostos teóricos do conceito de competência a fim de entender sua recorrência na educação. Para tanto, apresentamos como o conceito surge e se amplia constituindo-se como objeto de debate e estudo bastante intenso na área educacional. A partir disso, refletiremos sobre os efeitos das políticas públicas do neoliberalismo, enquanto corrente filosófica, política e econômica, nas práticas de ensino. Não se tem o intuito de corroborar com o posicionamento de algum autor ou assumir uma posição para a adoção de um modelo de formação baseado em competências, mas pensar a ênfase no ensino de competências para a compreensão da produtividade dessas ações atualmente. A revisão nos permitiu perceber que apesar de todas as discussões construídas em relação a esta temática no âmbito educacional, ela ainda se configura como um horizonte de muitas indagações.