O CONCEITO DE COMPETÊNCIA E SUA INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Clarice Rosa Machado Universidade Franciscana - UFN
  • Diego Carlos Zanella Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4755

Palavras-chave:

educação, habilidades, neoliberalismo, políticas públicas

Resumo

O objetivo deste trabalho é levantar pressupostos teóricos do conceito de competência a fim de entender sua recorrência na educação. Para tanto, apresentamos como o conceito surge e se amplia constituindo-se como objeto de debate e estudo bastante intenso na área educacional. A partir disso, refletiremos sobre os efeitos das políticas públicas do neoliberalismo, enquanto corrente filosófica, política e econômica, nas práticas de ensino. Não se tem o intuito de corroborar com o posicionamento de algum autor ou assumir uma posição para a adoção de um modelo de formação baseado em competências, mas pensar a ênfase no ensino de competências para a compreensão da produtividade dessas ações atualmente. A revisão nos permitiu perceber que apesar de todas as discussões construídas em relação a esta temática no âmbito educacional, ela ainda se configura como um horizonte de muitas indagações.

Biografia do Autor

Clarice Rosa Machado, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (UFN) e licenciada em Filosofia pela mesma universidade.

Diego Carlos Zanella, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Filosofia e mestre em Bioética. Professor de Filosofia, Bioética e Humanidades da Universidade Franciscana (UFN), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPGEHL), membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética nos Uso de Animais (CEUA). Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Machado, C. R., & Zanella, D. C. (2024). O CONCEITO DE COMPETÊNCIA E SUA INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 83–96. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4755

Edição

Seção

Dossiê