O IMPESSOAL, O ETERNO E A OBRIGAÇÃO ÉTICA EM SIMONE WEIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4601

Palavras-chave:

Simone Weil, pessoa, impessoal, sagrado, obrigação

Resumo

A noção de pessoa, para Simone Weil, passa por uma certa desconstrução e releitura que a filósofa realiza a partir da categoria do impessoal. Abordaremos inicialmente os conceitos de direito e obrigação, refletindo sobre as necessidades da alma pensadas por Weil, em que a obrigação abre o ser humano para o impessoal da pessoa, que por sua vez é conexo com o sentido do eterno e do sagrado. Neste escrito pretende-se resgatar alguns traços desta reflexão e destacar a relação entre o impessoal com o eterno e o sagrado, enquanto constitutivos do ser humano, estudando como a partir do impessoal emerge uma nova percepção da relação ética.

Biografia do Autor

Castor Bartolomé Ruiz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Dr. Filosofia. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação Filosofia - Unisinos. Coordenador Cátedra Unesco-Unisinos de Direitos Humanos e violência, governo e governança. Coordenador Grupo de Pesquisa CNPq Ética, biopolítica e alteridade. 

Ana Lúcia Guterres Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Ms Filosofia. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Downloads

Publicado

2024-03-06

Como Citar

Ruiz, C. B., & Dias, A. L. G. (2024). O IMPESSOAL, O ETERNO E A OBRIGAÇÃO ÉTICA EM SIMONE WEIL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 79–93. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4601

Edição

Seção

Artigos