A FORMAÇÃO INTEGRAL NAS ESCOLAS FRANCISCANAS

Autores

  • Inês Alves Lourenço SCALIFRA-ZN

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4514

Resumo

A educação nas Escolas Franciscanas da SCALIFRA - ZN está comprometida, na sua essência, com a formação integral do ser humano, e para tanto, a mesma encontra-se alicerçada nos Princípios e Valores franciscanos, de modo a favorecer novos comportamentos pautados em atitudes positivas, culminando assim, numa ação e transformação do mundo contemporâneo. Tal desenvolvimento integral parte do reconhecimento e formação educacional embasada no reconhecimento dos aspectos cognitivo, emocional, espiritual, ético e social dos estudantes que frequentam as oito (8) escolas de Educação Básica da Rede, distribuídas nos estados do RS, PR, MS e DF. Tal ação educacional encontra-se embasado num fazer metodológico diferenciado e numa forma de educar a partir do jeito de “ser e viver de São Francisco de Assis e Madre Madalena Damen”, o que requer adesão e comprometimento de toda comunidade educativa com a filosofia e espiritualidade franciscana que passa pelo autoconhecimento e autorrealização, processo que se estende ao longo da vida.

Biografia do Autor

Inês Alves Lourenço, SCALIFRA-ZN

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - Imaculada Conceição (1992) e mestrado em Master Of Science em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa (2005). Atualmente é Presidente da SCALIFRA-ZN e diretora da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Lourenço, I. A. (2023). A FORMAÇÃO INTEGRAL NAS ESCOLAS FRANCISCANAS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(31), 9–16. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4514

Edição

Seção

Dossiê