A INTERCONEXÃO ENTRE REFLEXÃO E PRÁTICA - O MODO FRANCISCANO DE EDUCAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4492

Resumo

O artigo objetiva, em âmbito reflexivo-prático, uma abordagem da essência da Pedagogia Franciscana, como ato emancipatório, crítico e capaz de desenvolver competências técnico-científicas e habilidades humanas. Dimensões estas, necessárias para a construção do conhecimento, do sentido da vida e de um mundo fraterno, voltados para a promoção de relações mais justas e pacíficas. O percurso teórico deste estudo, apresenta a pedagogia franciscana a partir de um processo formativo que age na interioridade, na interação social e fraterna. Para tanto, requer-se um esforço auto cognitivo, para conhecer-se a si mesmo e autocompreender-se como ser criacional na relação sistêmica. O caminho metodológico adotado é de abordagem qualitativa com análise documental de alguns elementos importantes da obra intitulada Legenda dos Três Companheiros, uma fonte dos primeiros séculos do movimento franciscano. Os resultados deste estudo apontam para a confirmação de que a Pedagogia Franciscana possui um estatuto epistemológico e pedagógico, de modo que a formação humana, baseada no ensino-aprendizagem dos valores científicos, religiosos e humanísticos, são expressões de um currículo alicerçado no contexto histórico e social dos estudantes com vistas ao exercício formativo de autoconsciência e colaboração, na busca da solução de problemas sociais e da formação integral.

Biografia do Autor

Célia de Fátima Rosa da Veiga, Colégio Franciscano Sant’Anna - Santa Maria, RS

Doutora em Educação (APROVADA COM LOUVOR) pela Universidade La Salle - Canoas - RS, (2022). Mestrado Acadêmico em Educação pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2015) na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas. Docente Especialista em Metodologia de Ensino pela UPF (2005-2006), em Língua Portuguesa pela UNIFRA (2005-2006), em Língua Inglesa pela PUCRS (2009-2010), em Cultura e Meios de Comunicação: Uma abordagem teórico-prática pela PUCSP (2010-2011) e em Administração Escolar e Orientação Educacional pela UCAMPROMINAS (2019-2020). Graduada em Letras-Português-Inglês-e Respectivas Literaturas - Licenciatura-Plena pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2005). Acadêmica do Curso de Pedagogia pela Universidade La Salle (2023). Aperfeiçoamento na Língua Inglesa durante 1 ano (Advanced Level) na Adult & Community Education, San Mateo Union High School District, Califórnia, USA (2007-2008). Membro do Grupo de Estudos Relacionados aos Estudantes - GERES e do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos da Universidade La Salle - Canoas-RS, Brasil. Membro da Equipe do Projeto de Pesquisa Educação Superior: Acesso, Percurso e Resultados. Membro de corpo editorial da Revista Franciscana de Educação. Revisor do periódico Revista Brasileira de Iniciação Científica. Parecerista das Revistas Cenas Educacionais - CEDU, Olhar de Professor e da Journal Research, Society and Development. Membro do Comitê de Avaliadores da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup. Pesquisa na área de Educação com ênfase em Língua inglesa e formação de professores. Gestora Pedagógica de Educação Bilíngue e de Ensino Religioso no Colégio Franciscano Sant?Anna, Santa Maria-RS. Exerceu a função de Diretora Secretária da Entidade Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - SCALIFRA , por duas gestões (2012-2019). Membro da equipe e Gestora Pedagógica de Ensino Religioso da SCALIFRA de 2003 até 2021. Membro do Conselho Universitário UFN (2012-2018). Tem experiência na área da educação com ênfase em educação bilíngue, atuando principalmente em processos de ensino e de aprendizagem em língua inglesa, práticas pedagógicas docentes, ensino religioso e formação continuada de professores em serviço. 

Marcos Alexandre Alves, UFN

Doutor em Filosofia da Educação. Docente e Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisas - Universidade Franciscana - UFN. Santa Maria, RS. E-mail: maralexalves@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5271-0624.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Rosa da Veiga, C. de F., & Alves, M. A. (2023). A INTERCONEXÃO ENTRE REFLEXÃO E PRÁTICA - O MODO FRANCISCANO DE EDUCAR. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(31), 33–42. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4492

Edição

Seção

Dossiê