A ACOLHIDA COMO FUNDAMENTO DA PEDAGOGIA FRANCISCANA

Autores

  • Liliane Pereira Alves Universidade Franciscana
  • Marcio Paulo Cenci Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4464

Resumo

As práticas de ensino passam pela acolhida das novas gerações em instituições educacionais, principalmente por escolas e universidades. Como ocorre a compreensão dessa acolhida? E nas escolas franciscanas? A compreensão das práticas de acolhida se conecta com a noção de encontro franciscano? Para traçarmos as bases dessa compreensão, neste artigo, apresentamos as práticas de acolhida em São Francisco de Assis e Madre Madalena Daemen. Discutiremos binômios conceituais acerca do ouvir e escutar e da simpatia e empatia, como práticas associadas à acolhida. Após isso, apresentaremos o fundamento do encontro na tradição franciscana pensada em termos de relação como constituinte da pessoa.

Biografia do Autor

Liliane Pereira Alves, Universidade Franciscana

Doutora  e Mestre em enfermagem pela FURG, especialista em Bíblia pela EST, professora da Universidade Franciscana  em Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Alves, L. P., & Cenci, M. P. (2023). A ACOLHIDA COMO FUNDAMENTO DA PEDAGOGIA FRANCISCANA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(31), 17–26. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4464

Edição

Seção

Dossiê