O ROSTO DO OUTRO COMO FACTICIDADE HUMANA: DA LEBENSWELT HUSSERLIANA À ALTERIDADE LEVINASIANA

Grasiela Cristine Celich

Resumo


Este artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de conexão entre fenomenologia, facticidade humana e ética. A possibilidade de conexão entre os conceitos torna-se pertinente a partir da filosofia de Husserl e da filosofia de Levinas, pois ambos se inserem na temática fenomenológica. Desde a descoberta de Husserl, de que a ciência, ao se fundamentar nos conceitos, na razão, desvinculou-se do mundo concreto e das vivências dos sujeitos, perdeu sua dimensão ética. Portanto, Husserl, ao formular o método fenomenológico procurou recuperar a esfera pré-científica da vida. Esfera esta que é caracterizada por ser mais rica e mais ampla que o mundo objetivo da ciência. Diante disso, Levinas, tendo Husserl como mestre, conseguiu, a partir de alguns conceitos husserlianos, como por exemplo, a Lebenswelt, o “retorno às coisas mesmas”, encontrar na figura do Rosto do Outro, uma facticidade humana irredutível a toda a apreensão e compreensão pelo conceito. Assim, Levinas expõe que a ética centra-se no Rosto da alteridade. Portanto, para demonstrar essas ideias, apresentam-se, primeiramente, alguns conceitos husserlianos ao que se referem à Lebenswelt, para que, depois possam ser trazidos os conceitos levinasianos que conduzem ao encontro da facticidade humana irredutível no Rosto do Outro.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i26.3629

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Não há custos de publicação e leitura, mas doações são bem vindas.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.