O ROSTO DO OUTRO COMO FACTICIDADE HUMANA: DA LEBENSWELT HUSSERLIANA À ALTERIDADE LEVINASIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i26.3629

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de conexão entre fenomenologia, facticidade humana e ética. A possibilidade de conexão entre os conceitos torna-se pertinente a partir da filosofia de Husserl e da filosofia de Levinas, pois ambos se inserem na temática fenomenológica. Desde a descoberta de Husserl, de que a ciência, ao se fundamentar nos conceitos, na razão, desvinculou-se do mundo concreto e das vivências dos sujeitos, perdeu sua dimensão ética. Portanto, Husserl, ao formular o método fenomenológico procurou recuperar a esfera pré-científica da vida. Esfera esta que é caracterizada por ser mais rica e mais ampla que o mundo objetivo da ciência. Diante disso, Levinas, tendo Husserl como mestre, conseguiu, a partir de alguns conceitos husserlianos, como por exemplo, a Lebenswelt, o “retorno às coisas mesmas”, encontrar na figura do Rosto do Outro, uma facticidade humana irredutível a toda a apreensão e compreensão pelo conceito. Assim, Levinas expõe que a ética centra-se no Rosto da alteridade. Portanto, para demonstrar essas ideias, apresentam-se, primeiramente, alguns conceitos husserlianos ao que se referem à Lebenswelt, para que, depois possam ser trazidos os conceitos levinasianos que conduzem ao encontro da facticidade humana irredutível no Rosto do Outro.

Biografia do Autor

Grasiela Cristine Celich, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente Doutoranda em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria;

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria; Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria; Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2021-03-17

Como Citar

Celich, G. C. (2021). O ROSTO DO OUTRO COMO FACTICIDADE HUMANA: DA LEBENSWELT HUSSERLIANA À ALTERIDADE LEVINASIANA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 13(26), 25–35. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i26.3629

Edição

Seção

Artigos