O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO POPULAR

Rafaela Missaggia Vaccari, Cainã Link de Lima

Resumo


Este artigo visa apresentar a abordagem de um ensino de filosofia pautado majoritariamente em problemas filosóficos, e busca defendê-la como um método eficaz para o uso em sala de aula, especialmente na educação popular. O método conforme endossado por este trabalho consiste na utilização de problemas como mote principal para a elaboração e condução de uma aula de filosofia. No aspecto prático, o artigo se vale da experiência adquirida em dois anos (2018 e 2019) de aulas ministradas no âmbito do Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), com turmas distintas em cada ano. O Alternativa é um projeto que visa preparar estudantes ao longo de um ano para capacitá-los a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O curso é voltado à população de baixa renda de Santa Maria e região e seu público é majoritariamente composto por alunos(as) formandos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade. Dado o objetivo do Alternativa, que consiste em revisar os conteúdos centrais do ensino médio no período de menos de um ano, é de vital importância a escolha de um método de ensino que seja dinâmico ao apresentar os conteúdos e hábil em relacioná-los às demais áreas do saber. Desse modo, a melhor metodologia é aquela que se utiliza melhor do tempo disponível de aula para apresentar o essencial a um público com pouca ou nenhuma iniciação no assunto.

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DOI: https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i25.3577

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