OS EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO E SUA RELAÇÃO COM O DEBATE A RESPEITO DA AUTONOMIA E A MANIPULAÇÃO GENÉTICA EM BIOÉTICA

Autores

  • Mateus Stein Faculdade de Educação São Luís (FESL) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Resumo

A presente investigação tem como objetivo explorar a temática relativa aos experimentos de pensamento tendo como ponto de partida a abordagem adotada por Rachel Cooper, em Thought Experiments, para assim estipular a razoabilidade de um cenário imaginário qualquer concebido por um experimentador em seus experimentos de pensamento. Ademais, o experimento de pensamento aqui considerado consiste naquilo que o filósofo britânico Galen Strawson denominou Argumento Básico, em The Impossibility of Moral Responsibility. Como o nome sugere, Strawson buscou demonstrar através do emprego de um experimento de pensamento exaustivamente retratado ao longo de todo seu artigo, que a atribuição de responsabilidade moral (bem como de autonomia) e suas respectivas consequências em relação aos indivíduos provavelmente é impossível. Entre outras coisas, tal proposta será devidamente apurada na primeira etapa desta pesquisa. Do mesmo modo, na segunda etapa deste estudo, se apresentará como o experimento de pensamento esmiuçado em sua primeira parte foi apropriado por Russell Blackford, em Genetically engineered people: Autonomy and moral virtue, sob o pretexto da elaboração de uma defesa da manipulação genética de embriões. Em desfecho, na Conclusão, se promoverá um breve debate acerca da relação existente entre os experimentos de pensamento e a ética aplicada (ou a bioética). Aqui o texto explorado será A Moderate Defence of the Use of Thought Experiments in Applied Ethics, de Adrian Walsh. Ao que tudo indica, conforme Walsh, a utilização de experimentos de pensamento em questões de ética aplicada pode dar errado de pelo menos duas maneiras distintas.

Biografia do Autor

Mateus Stein, Faculdade de Educação São Luís (FESL) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Técnico em Meio Ambiente pela Escola Profissional Unipacs. Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia (Área de Concentração: Filosofia Teórica e Prática. Linha de Pesquisa: Ética Normativa, Metaética e Ética Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-Graduando no Curso de Especialização Lato Sensu a Distância em Ensino Religioso da Faculdade de Educação São Luís (FESL) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia também da UFSM.

Downloads

Publicado

2020-06-08

Como Citar

Stein, M. (2020). OS EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO E SUA RELAÇÃO COM O DEBATE A RESPEITO DA AUTONOMIA E A MANIPULAÇÃO GENÉTICA EM BIOÉTICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 12(24), 111–120. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/2759

Edição

Seção

Artigos