O TEATRO NA ESCOLA: QUANDO O TEATRO AUXILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POSSIBILITANDO O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO

Autores

  • Janaina Souza Teixeira Centro Universitário Franciscano
  • Jucemara Rossato Centro Universitário Franciscano
  • Andressa de Rodrigues Flores Centro Universitário Franciscano
  • Elocir Guedes Soares Centro Universitário Franciscano
  • Pâmela Pozzer Centeno Nunes Centro Universitário Franciscano
  • Stéfani Martins Fernandes Centro Universitário Franciscano
  • Yane Ribeiro de Freitas Centro Universitário Franciscano

Resumo

O presente artigo trata sobre um projeto desenvolvido pelos bolsistas PIBID, subprojeto História, na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, em consideração a peça teatral “Brasil dos Coronéis”. A partir desse ponto, pretende-se discutir sobre a capacidade teatral de proporcionar campo para a construção e reflexão de ideias dentro do ambiente escolar, para isso é importante ressaltar a maneira com que o teatro é abordado, bem como o nível de conhecimento dos professores sobre o tema. A forma com que as escolas trabalham a Arte é determinante neste processo, pois geralmente é apresentada como atividade extraclasse ou alternativa para preencher períodos vagos. Sendo assim, este artigo pretende discutir a respeito do papel do Teatro nas escolas, alertando a respeito das armadilhas, que negligenciam o papel das Artes na construção do conhecimento formal.

Biografia do Autor

Janaina Souza Teixeira, Centro Universitário Franciscano

Jucemara Rossato, Centro Universitário Franciscano

Andressa de Rodrigues Flores, Centro Universitário Franciscano

Elocir Guedes Soares, Centro Universitário Franciscano

Pâmela Pozzer Centeno Nunes, Centro Universitário Franciscano

Stéfani Martins Fernandes, Centro Universitário Franciscano

Yane Ribeiro de Freitas, Centro Universitário Franciscano

Referências

BARBOSA. A. M.. Arte, Educação e Cultura. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000079.pdf. Acessado em 10 de setembro de 2014.

CORRÊA, I. A; OLIVEIRA, L. F.; RANGEL, E. F. M.; SANTOS, T. B. O Teatro: Uma Prática Interativa e Sugestiva Para o Ensino. Trabalho de pesquisa desenvolvido pelo projeto PIBID-Letras-UNIFRA. 2012.

INSTITUTO AUGUSTO BOAL. A função política da arte. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://institutoaugustoboal.org/category/a-funcao-politica-da-arte/>. Acesso em: 13 julho 2013.

JAPIASSU, R. A Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas, SP: Papirus, 2001.

______. A Linguagem Teatral na Escola: Pesquisa Docência e Prática Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2007.

REVERBEL, O.. Jogos teatrais na escola. São Paulo: Editora Scipione LTDA. 1996.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Souza Teixeira, J., Rossato, J., de Rodrigues Flores, A., Guedes Soares, E., Pozzer Centeno Nunes, P., Martins Fernandes, S., & Ribeiro de Freitas, Y. (2014). O TEATRO NA ESCOLA: QUANDO O TEATRO AUXILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POSSIBILITANDO O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 112–120. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/224