A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lozicler Maria Moro dos Santos Centro Universitário Franciscano
  • Karla Tatsch Centro Universitário Franciscano
  • Sonia Regina Prado de Medeiros Centro Universitário Franciscano

Resumo

Este trabalho tem por finalidade, relatar e analisar a utilização de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática como uma estratégia para dinamizar o fazer pedagógico usando práticas inovadoras. Trata-se de um conjunto de atuações realizadas sob a coordenação das autoras, supervisora, coordenadora do subprojeto da Matemática e coordenadora de gestão de processos educacionais, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Centro universitário Franciscano – UNIFRA. As atividades foram planejadas e aplicadas com um grupo de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto da Matemática e com alunos do ensino fundamental em uma escola pública. A experiência contribuiu para melhorar a aprendizagem da Matemática nos alunos observados, além de qualificar a formação docente continuada e inicial dos bolsistas envolvidos, estes que passaram a valorizar a abordagem diferenciada do processo de ensino e aprendizagem como forma de incentivar a participação ativa dos alunos.

Biografia do Autor

Lozicler Maria Moro dos Santos, Centro Universitário Franciscano

Karla Tatsch, Centro Universitário Franciscano

Sonia Regina Prado de Medeiros, Centro Universitário Franciscano

Referências

ALMEIDA, M. T. P. Jogos divertidos e brinquedos divertidos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME-USP, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em 25 maio 2013.

_____. Ministério da Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em nível superior: 2000. Disponível em:< http:// portal mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ed_basdire,pdf >. Acesso em 25 maio 2013.

CUNHA, N. H. S.; NASCIMENTO, S. K. Brincando – aprendendo e desenvolvendo o pensamento matemático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

PEREZ, G. Prática Reflexiva do professor de matemática. São Paulo: Cortez - 2005.

TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Moro dos Santos, L. M., Tatsch, K., & Prado de Medeiros, S. R. (2014). A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 37–52. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/217