JUVENTUDE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo refletir acerca de aproximações entre juventude e tecnologias educacionais no ensino de Geografia. A sociedade contemporânea tem revelado desafios à educação, onde o cenário escolar não tem dado conta da desmotivação generalizada, tanto de educandos, quanto de educadores. O desafio reside, então, em superar esses obstáculos e promover situações pedagógicas atrativas por meio de metodologias que possibilitem despertar no sujeito jovem o desejo de aprender. O ensino de Geografia como possibilidade de construção do conceito de espacialidade pode buscar, nos recursos tecnológicos, ferramentas de ensino que auxiliem os professores a construir metodologias que possam aliar as ofertas técnico-científicas, disponibilizadas pela modernidade, ao contexto da juventude. Esses equipamentos precisam, de fato, incorporar-se à prática educativa como recursos para a produção do conhecimento geográfico, na dimensão de potencializar, ao educando, jovem cidadão, uma leitura crítica e refletida de mundo.Referências
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos gBAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.eográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.