JUVENTUDE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Gislaine Mocelin Auzani Centro Universitário Franciscano
  • Ail Ortiz Centro Universitário Franciscano
  • Edinara Alves de Moura Centro Universitário Franciscano
  • Alissani Konig Centro Universitário Franciscano
  • Bruna Cassiele Bandeira Centro Universitário Franciscano
  • Eva Cristiane Cortelini Gabriel Centro Universitário Franciscano
  • Rodrigo da Costa Centro Universitário Franciscano
  • Willians de Almeida Rodrigues Centro Universitário Franciscano

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo refletir acerca de aproximações entre juventude e tecnologias educacionais no ensino de Geografia. A sociedade contemporânea tem revelado desafios à educação, onde o cenário escolar não tem dado conta da desmotivação generalizada, tanto de educandos, quanto de educadores. O desafio reside, então, em superar esses obstáculos e promover situações pedagógicas atrativas por meio de metodologias que possibilitem despertar no sujeito jovem o desejo de aprender. O ensino de Geografia como possibilidade de construção do conceito de espacialidade pode buscar, nos recursos tecnológicos, ferramentas de ensino que auxiliem os professores a construir metodologias que possam aliar as ofertas técnico-científicas, disponibilizadas pela modernidade, ao contexto da juventude. Esses equipamentos precisam, de fato, incorporar-se à prática educativa como recursos para a produção do conhecimento geográfico, na dimensão de potencializar, ao educando, jovem cidadão, uma leitura crítica e refletida de mundo.

Biografia do Autor

Gislaine Mocelin Auzani, Centro Universitário Franciscano

Ail Ortiz, Centro Universitário Franciscano

Edinara Alves de Moura, Centro Universitário Franciscano

Alissani Konig, Centro Universitário Franciscano

Bruna Cassiele Bandeira, Centro Universitário Franciscano

Eva Cristiane Cortelini Gabriel, Centro Universitário Franciscano

Rodrigo da Costa, Centro Universitário Franciscano

Willians de Almeida Rodrigues, Centro Universitário Franciscano

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos gBAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da. (Orgs). Formação de educador: avaliação institucional, ensino e aprendizagem. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

_____(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

_____. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHÄFFER, N. O. (org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.eográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PARO, V. H. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. F. P. dos; CALLAI, H. C. Tecnologias de informação no ensino de Geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009. Acesso: http://www.agb.org.br. 22 de maio de 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Mocelin Auzani, G., Ortiz, A., Alves de Moura, E., Konig, A., Cassiele Bandeira, B., Cortelini Gabriel, E. C., da Costa, R., & de Almeida Rodrigues, W. (2014). JUVENTUDE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 28–36. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/216