UMA APRESENTAÇÃO DOS CONCEITOS DE ARBÍTRIO E VONTADE EM KANT

Autores

  • Marcio Paulo Cenci Centro Universitário Franciscano

Resumo

O artigo apresenta uma análise dos termos arbritrium brutum, arbitrium sensitivum e arbitrium liberum utilizado por Kant na Crítica da Razão Pura e na Metafísica dos Costumes. A partir desse esclarecimento, será introduzido o conceito de vontade, como a capacidade que possibilita uma escolha livre. Por conseguinte, a relação entre vontade e arbítrio será apresentada como fundamental para a autonomia da vontade na filosofia prática kantiana. Contudo, faz-se uma apresentação das condições analíticas para a compreensão do conceito de autonomia da vontade em Kant.

Biografia do Autor

Marcio Paulo Cenci, Centro Universitário Franciscano

Referências

ALLISON, Henry. Kant's theory of freedom. Cambridge University Press, 1990.

ALQIÉ. Ferdinand. Introduction a la lectura de la Critique de la Raison Pratique. In: Critique de la Raison Pratique. Tradução de François Picavet. Paris: Universitaires Press. 1971, pp. VII-XXXIV.

DELBOS,Victor. La philosophie pratique de Kant. 3ª Ed. Paris: PUF, 1969.

KANT. Immanuel. Anthropologie in pragmatischer Hinsicht. Editado por Wilhelm Weischedel, Frankfurt: Suhkamp, BAnd XII, 1968.

_____. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5ª Ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

_____. Crítica da Razão Prática, Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1986.

_____. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995.

_____. La Metafísca de las Costumbres. Tradução de Adela Cortina Orts e Jesús Conill Sancho. Madrid: Editorial Tecnos, 1989.

ROHDEN, Valério. Interesse da Razão e Liberdade. São Paulo: Editora Ática, 1981.

SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo Dicionário Latino-Português. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria Garneir, 1993.

SCHEEWIND. J. B. A invenção da Autonomia: Uma história da história da filosofia moral moderna. Tradução de Magda Franca Lopes. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2001.

ZINGANO, Marco Antônio. Razão e História em Kant. São Paulo: Brasiliense, 1989

Downloads

Publicado

2008-12-12

Como Citar

Cenci, M. P. (2008). UMA APRESENTAÇÃO DOS CONCEITOS DE ARBÍTRIO E VONTADE EM KANT. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/210

Edição

Seção

Artigos