O ENSINO NA OBRA DE MAGISTRO DE TOMÁS DE AQUINO

Autores

  • Nadir Antonio Pichler UPF

Resumo

Este texto procura investigar alguns aspectos sobre o processo de ensino na obra De magistro (Sobre o ensino) de Tomás de Aquino. Esta obra faz parte de um conjunto de questões disputadas sobre a verdade (Quaestiones Disputatae de Veritate), durante a primeira regência do Aquinate na Universidade de Paris, de 1256 a 1259. São um total de 29 questões sobre temas filosóficos e teologicos, sendo o De magistro, a de número 11. A quaestio disputata, ou seja, uma técnica pedagógica, é a discussão sobre um determinado tema e caracteriza a própria essência da universidade medieval em geral. Dessa forma, a questão sobre o ensino, na obra De magistro, dividida em 4 artigos, discute, neste artigo, entre outros, a possibilidade da busca do conhecimento e sua imbricação com pressupostos antropológicos, o papel do mestre e do discípulo, se é possível ser mestre de si mesmo e se ensinar é um ato da vida ativa ou da contemplativa. Enfim, pautado numa premissa maior ou numa imagem, que, assim como o médico causa a saúde no doente pela atuação da natureza, com a ajuda de instrumentos e remédios, também se diz que o professor, por meio de sinais, causa conhecimento no aluno com a atividade da razão natural dele, isto é, a partir das potencialidades do mesmo, porque ensinar é um movimento que vai da potência ao ato.

Biografia do Autor

Nadir Antonio Pichler, UPF

Referências

ALMEIDA, Luciano Pedro Mendes de. A imperfeição intelectiva do espírito humano. São Paulo: Saeta Gráfica e Editora LMTD, 1977.

AQUINO, Tomás de. Suma contra os gentios. Traduzido por D. Odilão Moura. Revisado por Luís A. De Boni. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996, 2 v.

_______. Comentário ao Tratado da Trindade de Boécio: Questões 5 e 6. Tradução e introdução de Carlos A. do Nascimento. São Paulo: UNESP, 1999.

_______. Suma teológica. Traduzido por Alexandre Corrêa. Reedição feita por Rovilho Costa e Luís A. De Boni. Porto Alegre: Sulina Editora, 1980, 10 v.

_______.Comentário ao Tratado da Trindade de Boécio: Questões 5 e 6. Tradução e introdução de Carlos A. do Nascimento. São Paulo: UNESP, 1999.

_______. Compêndio de teologia. Tradução, notas e prefácio de D. Odilão Moura. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

_______. S. Thomae de Aquino Opera Omnia. Recognovit ac instruxit Enrique Alarcón automato electronico Pampilonae ad Universitatis Studiorum Navarrensis aedes a MM A.D. Disponível em: http://www.corpusthomisticum.org/iopera.html. Acesso em: 10 set. 2008.

ARISTÓTELES. Metafísica: Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de G. Reale: texto grego com tradução ao lado. Traduzido por Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002, v. II.

NASCIMENTO, Carlos A. Prefácio. In: AQUINO, Tomás. Comentário ao Tratado da Trindade de Boécio: Questões 5 e 6. Tradução e introdução de Carlos A. do Nascimento. São Paulo: UNESP, 1999.

______. A moral de Santo Tomás de Aquino: A Segunda Parte da Suma de Teologia. In: COSTA, Marcos; DE BONI, Luís Alberto. A ética medieval face aos desafios da contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 265-274.

LAUAND, Jean Luiz. Introdução. In: AQUINO, Tomás. Sobre o ensino (De magistro), Os sete pecados capitais. Tradução e estudos introdutórios por Jean Luiz Lauand. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

REALE, Giovanni. História da filosofia Antiga. Traduzido por Henrique Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994, v. II.

Downloads

Publicado

2008-12-12

Como Citar

Pichler, N. A. (2008). O ENSINO NA OBRA DE MAGISTRO DE TOMÁS DE AQUINO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/205

Edição

Seção

Artigos