RESENHA

Autores

  • Antonio Paim Instituto Brasileiro de Filosofia

Resumo

José Maurício de Carvalho vem de entregar ao público a segunda edição de O Homem e a Filosofia (1ª edição, 1998). Nessa obra procura dar continuidade à meditação iniciada por Tobias Barreto (1839/1889) e, contemporaneamente, desenvolvida basicamente por Miguel Reale (1910/2006). Para Tobias Barreto tratava-se de encontrar um caminho que pudesse libertar-nos da camisa de força que nos sugeria o positivismo, ao postular que a pessoa humana era determinada e determinável. Sabemos que essa autêntica enfermidade, infelizmente, contagiou muita gente no período republicano de nossa história, o que explica nos encontrarmos, ainda hoje, diante de verdadeira esterilização das consciências em várias esferas do saber.

Biografia do Autor

Antonio Paim, Instituto Brasileiro de Filosofia

Referências

José Maurício de Carvalho. O Homem e a Filosofia. Pequenas meditações sobre Existência e Cultura. 2ª edição. Porto Alegre, PUCRS, 2007, 236 p.

Downloads

Publicado

2008-11-28

Como Citar

Paim, A. (2008). RESENHA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/186

Edição

Seção

Resenha