Justiça Distributiva em Rawls

Autores

  • Leno Francisco Danner PUCRS

Resumo

Neste trabalho, pretendo refletir sobre o modo como a justiça como eqüidade, de John Rawls, propõe um modelo de distribuição de bens sociais primários, por parte do Estado democrático. Além disso, procuro refletir acer-ca de um padrão que, conforme a proposta de Rawls, serve para avaliar a jus-tiça de uma sociedade, ao mesmo tempo em que regula a distribuição dos bens sociais primários.

Biografia do Autor

Leno Francisco Danner, PUCRS

Referências

ESPADA, João Carlos. Direitos Sociais de Cidadania. São Paulo: Massão Ohno Editor, 1999.

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Tradução de Almiro Pisetta e de Lenita Maria Rímoli Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2002a.

___________. Justiça e Democracia. Tradução de Irene Paternot. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

___________. O Liberalismo Político. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. Brasília: Insti-tuto Teotônio Vilela; São Paulo: Editora Ática, 2002b. ___________. Justiça como Eqüidade: Uma Reformulação. Tradução de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

___________. O Direito dos Povos: Seguido de A Idéia de Razão Pública Revista. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VAN PARIJS, Philippe. O que é Uma Sociedade Justa? – Introdução à Prática da Filosofia Política. Tradução de Cíntia Ávila de Carvalho. São Paulo: Editora Ática, 1997.

Downloads

Publicado

2008-11-28

Como Citar

Danner, L. F. (2008). Justiça Distributiva em Rawls. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/183

Edição

Seção

Artigos