O PROBLEMA DA IDENTIDADE PESSOAL EM DEREK PARFIT E PAUL RICOEUR
Resumo
O texto apresenta e discute o confronto de Paul Ricoeur com aobra de Derek Parfit acerca do problema da identidade pessoal.Pretende-se, através do cotejo entre a tese do esvaziamento desentido da identidade atribuída a Parfit e a teoria da identidadenarrativa de Ricoeur, extrair desse confronto enriquecimentosvaliosos para a consideração do problema. Pela apresentação dasexperiências de pensamento (puzzling cases) através das quaisParfit estabelece a equivocidade do estatuto de relevância daquestão da identidade, são examinados os pressupostos teóricosde sua tese. Esses pressupostos, por sua vez, são confrontadoscom a posição Ricoeuriana, que pretende demonstrar aimpossibilidade da redução da pessoa ao tipo de procedimentoimpessoal utilizado por Parfit no estabelecimento de seusexperimentos. Finalmente, examina-se o tipo de dificuldades elimitações que a tese cética de Parfit pode oferecer às pretensõesde Ricoeur de construir um modelo de identidade baseado em categorias narrativas.Referências
ADRIAANSE, H. J. La Mienneté et le Moment de la Dépossession de Soi: Le débat de Ricoeur avec Derek Parfit. In: Philosophie Institut Catholique de Paris 16. Paris: Beauchense, 1995.
MUSIL, Robert. O Homem sem Qualidades. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
PARFIT, Derek. Identidad personal. Tradução: Álvaro Rodríguez Tirado. México: Universidad Nacional Autônoma de México, 1983.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro (Tit. Orig. Soi-même comme um autre). Trad.: Lucy Moreira César. Campinas, SP: Papirus, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.








