O PROBLEMA DA IDENTIDADE PESSOAL EM DEREK PARFIT E PAUL RICOEUR

Autores

  • João Batista Botton UFSM

Resumo

O texto apresenta e discute o confronto de Paul Ricoeur com aobra de Derek Parfit acerca do problema da identidade pessoal.Pretende-se, através do cotejo entre a tese do esvaziamento desentido da identidade atribuída a Parfit e a teoria da identidadenarrativa de Ricoeur, extrair desse confronto enriquecimentosvaliosos para a consideração do problema. Pela apresentação dasexperiências de pensamento (puzzling cases) através das quaisParfit estabelece a equivocidade do estatuto de relevância daquestão da identidade, são examinados os pressupostos teóricosde sua tese. Esses pressupostos, por sua vez, são confrontadoscom a posição Ricoeuriana, que pretende demonstrar aimpossibilidade da redução da pessoa ao tipo de procedimentoimpessoal utilizado por Parfit no estabelecimento de seusexperimentos. Finalmente, examina-se o tipo de dificuldades elimitações que a tese cética de Parfit pode oferecer às pretensõesde Ricoeur de construir um modelo de identidade baseado em categorias narrativas.

Biografia do Autor

João Batista Botton, UFSM

Referências

ADRIAANSE, H. J. La Mienneté et le Moment de la Dépossession de Soi: Le débat de Ricoeur avec Derek Parfit. In: Philosophie Institut Catholique de Paris 16. Paris: Beauchense, 1995.

MUSIL, Robert. O Homem sem Qualidades. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

PARFIT, Derek. Identidad personal. Tradução: Álvaro Rodríguez Tirado. México: Universidad Nacional Autônoma de México, 1983.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro (Tit. Orig. Soi-même comme um autre). Trad.: Lucy Moreira César. Campinas, SP: Papirus, 1991.

Downloads

Publicado

2010-11-28

Como Citar

Botton, J. B. (2010). O PROBLEMA DA IDENTIDADE PESSOAL EM DEREK PARFIT E PAUL RICOEUR. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 3(5), 21–31. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/174

Edição

Seção

Artigos