O PAPEL DO JOGO NA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano

Resumo

Objetivamos apresentar, nesse artigo, a noção de jogo, segundo a hermenêutica filosófica de H. G. Gadamer, como modelo estrutural do saber filosófico e pedagógico. Para tal, refletiremos sobre a dimensão metodológica da hermenêutica filosófica e, mais especificamente, sobre o modo e a forma de acontecer do saber filosófico-pedagógico a luz do jogo como experiência hermenêutica. Portanto, pretendemos defender que no jogo hermenêutico a experiência constitui-se como abertura sempre a novas possibilidades de ensinar, pensar, conhecer e agir.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano

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Publicado

2010-10-21

Como Citar

Alves, M. A. (2010). O PAPEL DO JOGO NA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 3(6), 86–98. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/165

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Artigos