O PAPEL DO JOGO NA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
Resumo
Objetivamos apresentar, nesse artigo, a noção de jogo, segundo a hermenêutica filosófica de H. G. Gadamer, como modelo estrutural do saber filosófico e pedagógico. Para tal, refletiremos sobre a dimensão metodológica da hermenêutica filosófica e, mais especificamente, sobre o modo e a forma de acontecer do saber filosófico-pedagógico a luz do jogo como experiência hermenêutica. Portanto, pretendemos defender que no jogo hermenêutico a experiência constitui-se como abertura sempre a novas possibilidades de ensinar, pensar, conhecer e agir.Referências
ALMEIDA, Custódio; FLICKINGER. Hans-Georg; ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica. Nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
CORETH, Emerich. Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo:
EPU, 1973.
FLICKINGER. Hans-Georg. Para que uma filosofia da educação? – 11 teses. Perspectiva. Florianópolis, Vol. 16, n. 29, 1998, p. 15-22.
GADAMER, Hans-Georg. La educación es educarse. Barcelona: Ediciones
Paidós, 2000.
__________. Verdade e Método I – Traços fundamentais de uma
hermenêutica filosófica. Trad. Flávio P. Meurer – 8ª ed. Petropolis: Vozes, 2007.
__________. Verdade e Método II – Complementos e índice. Trad. Enio
P. Giachini – 2ª ed. Petropolis: Vozes, 2004.
__________. A razão na época da ciência. Trad. Ângela Dias. Rio de
Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.
GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. São Leopoldo:
EDITORA UNISINOS, 1999.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo I. Trad. Márcia de Sá Cavalcante – 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989.
__________. Ser e Tempo II. Trad. Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis:
Vozes, 1989.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 1971.
PALMER. Richard. Hermenêutica. Trad. Maria L. Ribeiro Ferreira. Lisboa:
Edições 70, 1989.
RICOUER, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Loyola, 2000.
ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: Entre a linguagem da
experiência e a experiência da linguagem. São Leopoldo: Editora
UNISINOS, 2002.
RUEDELL, Aloísio Da representação ao sentido: através de
Schleiermacher à hermenêutica atual. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E. Hermenêutica: Arte e técnica da
interpretação. Trad. Celso R. Braida – 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. 2ª ed. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2008.
___________. Compreensão e finitude. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2001.
___________. A questão do método em filosofia. Porto Alegre: Movimento, 1998.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo:
Nacional, 1968.
______________. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural,