JUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS E HUMANIZAÇÃO EM JOHN RAWLS

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano
  • Edson Sallin Centro Universitário São Camilo; FAPAS

Resumo

O presente artigo examina a noção de justiça como equidade e a ideia de humanização noliberalismo político do filósofo norte-americano John Rawls. Nesse sentido, aborda osignificado dos direitos humanos e a sua aplicação no contexto social. Procura defender que orespeito à pessoa humana é o foco principal para se estabelecer os fundamentos essenciaispara a constituição de uma sociedade justa e bem ordenada. Reitera que a proposta de Rawlsprocura estabelecer um nível de convivência pacífico e justo entre os mais e os menosfavorecidos da sociedade. Desse modo, a intenção primordial do texto é colocar em discussãoa importância dos direitos humanos para o estabelecimento de uma sociedade equitativa(justa) frente aos inúmeros desafios da sociedade contemporânea, em que predomina odesrespeito ao ser humano.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano

Edson Sallin, Centro Universitário São Camilo; FAPAS

Referências

ALMEIDA, Gabriel Bertin de. “Os princípios de justiça de John Rawls: o que nos faria segui-los?” In: Cadernos de Ética e Filosofia Política. São Paulo, n.8, p.7, 2006.

BERGESCH, Karen. “Quem somos! O debate sobre o conceito de pessoa no início da vida.” In: Pistis & Praxis. Curitiba, v.2, n.1, jan/jun. 2010.

BRITO, Adriano Naves de. “Elementos sobre a teoria da justiça de John Rawls.” In: Fragmentos de Cultura. Goiânia: v.4, n.10, p. 29-44, 1994.

NEDEL, José. A teoria ético-política de John Rawls: uma tentativa de integração de liberdade e igualdade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

NEDEL, José. Ética, direito e justiça. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

NEDEL, José. “O princípio da diferença na teoria da justiça de John Rawls.” In: Cultura e fé, Porto Alegre: v.25, n.99, p. 32-44, out.-dez./2002.

OLIVEIRA, Neiva Afonso & ALVES, Marcos Alexandre. “Justiça e políticas sociais na Teoria de John Rawls.” In: Sociedade em Debate. Pelotas, 16(1): 25-43, jan.-jun./2010.

OLIVEIRA, Nythamar de. Rawls. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

ONU, Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.

PUNTEL, Joana T. Cultura midiática e Igreja: uma nova ambiência. São Paulo: SEPAC/Paulinas, 2005.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

RAWLS, John. Justiça como eqüidade: uma reformulação. Erin Kelly (org.); Trad. Claudia Berliner; revisão técnica e da tradução Álvoro De Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

RAWLS, John. Justiça e democracia. Trad. Irene A Patermot. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

RAWLS, John. O direito dos povos. Trad. Luis Carlos Beges; revisão técnica Sérgio Sévulo da Cunha. São Paulo: Marins Fontes, 2001.

SILVEIRA, Denis Coitinho. “Teoria da justiça de John Rawls: entre o liberalismo e o comunitarismo.” In: Trans/Form/Ação. São Paulo, v.30, n.1, p.169-190, 2007.

VITA, Álvaro de. Uma concepção liberal-igualitária de justiça distributiva. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo: ANPOCS, v. 14, n. 39, p. 41-59, fev./1999.

ZAMBAM, Neuro José. A teoria da justiça em John Rawls: uma leitura. Passo Fundo: UPF, 2004.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

Alves, M. A., & Sallin, E. (2013). JUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS E HUMANIZAÇÃO EM JOHN RAWLS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 6(12), 149–157. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/139