TEORIA DO CONHECIMENTO EM SÃO BOAVENTURA

Autores

  • Ricardo Antonio Rodrigues Centro Universitário Franciscano

Resumo

Para São Boaventura (1221-1274) existe a certeza de que a pessoa humana é capaz deconhecer e que existe algo para ser conhecido. Essa capacidade ilimitada (Capax Dei)da pessoa humana, para conhecer tudo, a coloca em grau privilegiado na escala dacriação. Ao descrever diferentes níveis no processo do conhecimento humano, o autorsugere definições em torno do tema que parecem intercambiar o simbolismo da mística(Pseudo-Dionísio), o esforço da busca racional do homem (filosofia grega) e asverdades reveladas pela fé (Teologia cristã). Seu posicionamento acadêmico valendo-seda mística revela uma postura autônoma em relação às autoridades acadêmicas de suaépoca. O conhecimento sensível, o conhecimento iluminativo e o conhecimentocientífico são resultados da capacidade infinita da mente humana de conhecer-se,conhecer a realidade que a cerca, e elevar-se, fluir para o ôntico fontal, origem e termode todo conhecimento que é Deus, através dos seus vestígios, imagens, sombras e sinaisimpressos e expressos no mundo. A essa experiência cognitiva de outra ordem, o amor,o autor entende que seja o estágio mais elevado de conhecimento que a mente humanapode fazer, o apex mentis (ápice da mente).

Referências

BETTONI, E. S. Bonaventura da Bagnoregio: gli aspetti filosofici del suo pensiero. Milano: Biblioteca Francescana Provinciale, 1973. 233 p.

BOAVENTURA DE BAGNOREGIO (São Boaventura) Obras escolhidas. Organizado por Luis Alberto de Boni; tradução de Luis Alberto De Boni, Jerônimo Jerkovic e Frei Saturnino Schneider. Porto Alegre, Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes. Caxias do Sul: Sulina, 1983. 494 p.

_____. Opera Omnia. Edita Studio et cura PP. Collegii a S. Bonaventura, ad Plurimos codices mss. Emendata, anecdotis aucta prolegomenis scholiis notisque illustrata (AD CLARAS AQUAS - Quaracchi, 1882-1902). Prope Florentiam Ex Typographia Collegii S. Bonaventure, 10 volumes.

_____. Obras de San Buenaventura. Texto bilíngüe (espanhol-latim). Edicción dirigida anotada y com introcciones por los padres Frei Leon Amoros, OFM, Frei Bernardo Aperribay, OFM, Frei Miguel Oromi, OFM. Madrid: Biblioteca de Autores cristianos, 6 volumes, 1945-1949.

BOUGEROL, J.G. Introduction a L´Etude de Saint Bonaventure. Tournai: Desclée & Cie, Éditeurs, 1961. 250 p.

COUSINS, E. H. Bonaventure and the Coincidence of Opposites. Chicago:

Franciscana Herald Press, 1978.

DELIO, I. Simply Bonaventure: an introduction to his life, thought, and Writings. New York: New City Press, 2001.

CULLEN, C. M. Bonaventure. New York: Oxford University Press, 2006.

DICTIONNAIRE DE THÉOLOGIE CATHOLIQUE: Contenat l´exposé des doctrines de la Théologie Catholique. Comentários e direção de A. Vacant ; E. Mangenot ; É. Amann. Tome Treizeme, Première Partie. Paris: Libraire Letouzey Et Ané, 1936.

DIZIONARIO BOAVENTURIANO: Filosofia; Teologia; Spiritualità. A Cura di

Ernesto Caroli. Padova: Editrici Francescane, 2008.

FREITAS, M. B. C. In: FRESNEDA, F. M.; MERINO, J. A. Manual da Filosofia Franciscana (org.). Tradução de Celso Márcio Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 343 p.

GILSON, E. Introdução ao Estudo de Santo Agostinho. Tradução Cristiane

Negreiros Abbud Ayoub. São Paulo: Discurso Editorial, Paulus, 2006.

_____. La Filosofía de San Buenaventura. Buenos Aires: Ediciones Descléé, 1948.

_____. San Buenaventura, Franciscano. Seleciones de Franciscanismo: Revista Catrimestral. Vol. XIV, Mayo-Agosto, num. 41, Valencia: Província Franciscana de Valencia, Aragón y Baleares, 1985.

_____. The Philosophy of St. Bonaventure. Translated by Dom Illtyd Trethowan monk of Downside Abbey & F. J. Sheed. London, Sheed & Ward, 1940.

_____. BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã: Desde as Origens até Nicolau de Cusa. Tradução e nota introdutória de Raimundo Vier, OFM. 3ª Edição, Petrópolis, 1985.

_____. Études sur Le Role de la Pensée Médiévale dans la Formation du Systéme Cartésien. Paris : J. Vrin, 1951.

_____. A Filosofia na Idade Média. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

RODRIGUES, R. A. A Pessoa Humana é Relação: pressupostos antropológicos no Pensamento de Boaventura de Bagnoregio. Porto Alegre: Letra & Vida, 2013. 193 p.

SARANYANA, J. I. A Filosofia Medieval: Das origens Patrísticas à Escolástica Barroca. Tradução Fernando Salles. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio, 2006. 597 p.

_____. Conocimiento profético y futuros contingentes según San Buenaventura (a propósito del ‘argumento dominante’ de Diodoro de Cronos). In: PACHECO, M. C.; MEIRINHOS, J.F. Intellect et Imagination dans la Philosophie Médiévale / Intellect and Imagination in Medieval Philosophy / Intelecto e Imaginação na Filosofia Medieval. Actes du XIe Congrès International de Philosophie Médiévale de la Société Internationale pour l´Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM), Porto, du 26 au 31août 2002, 3 vol. (Rencontres de philosophie médiévale, 11), 2006.

SPEER, A. Veritas Morum: practical truth and practical science according to Bonaventure. Veritas, n. 38, nº 150. Porto Alegre: PUCRS, 1993.

_____. Boaventura: a certeza do conhecimento. In: KOBUSCH, T. Filósofos da Idade Média. Coleção História da Filosofia. 2ª Edição. Tradução Paulo Astor Soethe. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2005. 364 p.

VEUTHEY, L. La Filosofia Cristiana di San Buonaventura. Roma: Agenzia del Libro Cattolico, 1971. 125 p.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Rodrigues, R. A. (2013). TEORIA DO CONHECIMENTO EM SÃO BOAVENTURA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 6(11), 101–118. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/114