Letramento digital no ensino e na comunicação: aplicações de inteligência artificial generativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i2.5514

Palavras-chave:

Comunicação; Educação; Ferramentas digitais; Inteligência artificial generativa; Letramento digital

Resumo

O presente artigo analisa as possibilidades de uso da inteligência artificial generativa no campo da educação e da comunicação, com ênfase na promoção do letramento digital entre professores e publicitários. O estudo parte do reconhecimento do impacto crescente das tecnologias digitais e da necessidade de capacitação ética e crítica para seu uso. Tem como objetivo geral contribuir para o letramento digital de educadores e comunicadores no uso dessas ferramentas. Especificamente, busca-se identificar as aplicações da IA generativa em contextos educacionais e comunicacionais, explorar seu potencial estratégico, avaliar suas limitações e fomentar práticas pedagógicas e comunicacionais mais eficazes. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Coscarelli, Rojo, Kaufman e Santaella, discutindo conceitos de letramento digital, IA generativa e ética tecnológica. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório, estruturada em quatro etapas: revisão bibliográfica, levantamento de ferramentas, aplicação prática e análise dos resultados. Foram selecionadas e analisadas três plataformas de IA generativa - ChatGPT, Duolingo e Shakker.ai - com base em critérios de acessibilidade, funcionalidade e aplicabilidade pedagógica. Os resultados indicam que essas ferramentas, quando utilizadas de forma crítica e planejada, podem ampliar as possibilidades de ensino e comunicação, favorecendo práticas mais interativas, personalizadas e criativas. Além disso, a análise destaca a importância de um uso ético e crítico das ferramentas, considerando riscos como vieses nos dados, limitações culturais ou questões de autoria digital. Conclui-se que o domínio técnico aliado a uma formação ética é indispensável para o uso efetivo dessas tecnologias, recomendando-se o aprofundamento por meio de estudos empíricos aplicados em ambientes escolares e agências de comunicação.

Biografia do Autor

João Vithor de Freitas Sanders, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana - UFN. Bolsista de Iniciação Científica no Ensino Médio (IC Júnior) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

Sanders, J. V. de F., & Ghisleni, T. S. (2025). Letramento digital no ensino e na comunicação: aplicações de inteligência artificial generativa. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 21(2), 127–139. https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i2.5514

Edição

Seção

Artigos