Projeto JEM: uma análise a partir das percepções reflexivas dos docentes participantes
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5216Palavras-chave:
Extensão Universitária; Impacto Social; Empreendedorismo e Inovação; Protagonismo; TransformaçãoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar os impactos das ações desenvolvidas no projeto a partir das percepções dos professores participantes, considerando os dois primeiros anos de funcionamento. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva e estudo de caso, os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a cinco docentes, sendo analisados por técnicas de análise de conteúdo. Os principais resultados indicaram que o projeto influenciou positivamente as práticas pedagógicas ao introduzir metodologias ativas e abordar temas como sustentabilidade, educação financeira e inovação. Além disso, promoveu maior engajamento dos alunos ao conectá-los com demandas reais da comunidade a partir de impactos sociais destacados, como o protagonismo juvenil, o fortalecimento de vínculos entre universidade, escolas e comunidade, e a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apesar dos desafios enfrentados, como limitações de recursos e tempo, o JEM consolidou-se como uma ação extensionista transformadora, integrando ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento humano e social. Para o futuro, recomendam-se estratégias de ampliação, fortalecimento das parcerias e diversificação de fontes de financiamento para garantir a sustentabilidade e continuidade do projeto. Ainda, conclui-se que este estudo reforça a relevância da extensão universitária como instrumento de transformação social e formação cidadã.