Projeto JEM: uma análise a partir das percepções reflexivas dos docentes participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5216

Palavras-chave:

Extensão Universitária; Impacto Social; Empreendedorismo e Inovação; Protagonismo; Transformação

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os impactos das ações desenvolvidas no projeto a partir das percepções dos professores participantes, considerando os dois primeiros anos de funcionamento. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva e estudo de caso, os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a cinco docentes, sendo analisados por técnicas de análise de conteúdo. Os principais resultados indicaram que o projeto influenciou positivamente as práticas pedagógicas ao introduzir metodologias ativas e abordar temas como sustentabilidade, educação financeira e inovação. Além disso, promoveu maior engajamento dos alunos ao conectá-los com demandas reais da comunidade a partir de impactos sociais destacados, como o protagonismo juvenil, o fortalecimento de vínculos entre universidade, escolas e comunidade, e a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apesar dos desafios enfrentados, como limitações de recursos e tempo, o JEM consolidou-se como uma ação extensionista transformadora, integrando ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento humano e social. Para o futuro, recomendam-se estratégias de ampliação, fortalecimento das parcerias e diversificação de fontes de financiamento para garantir a sustentabilidade e continuidade do projeto. Ainda, conclui-se que este estudo reforça a relevância da extensão universitária como instrumento de transformação social e formação cidadã.

Biografia do Autor

Lucas Almeida dos Santos

Bacharel e Licenciado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Especialista em Contabilidade Gerencial. Mestre em Engenharia de Produção. Doutor em Administração - PPGA - UFSM. Professor na Universidade Franciscana - UFN. 

Ana Carolina Cozza Josende da Silva, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana - UFN.

Mateus Sangoi Frozza, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana - UFN.

Janaina Marchi, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana - UFN. 

Jaqueline Carla Guse, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana - UFN. 

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

dos Santos, L. A., da Silva, A. C. C. J., Frozza, M. S., Marchi, J., & Guse, J. C. (2025). Projeto JEM: uma análise a partir das percepções reflexivas dos docentes participantes. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 21(1), 129–148. https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5216