Responsabilidade penal e administrativa na nova lei dos agrotóxicos: a reversão da administrativização do direito penal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v20i1.4870

Palavras-chave:

delitos penais, infrações administrativas, legislação ambiental, marco legislativo dos agrotóxicos

Resumo

Este artigo analisa as alterações sobre a responsabilidade penal, civil e administrativa promovidas pela nova Lei dos Agrotóxicos e a incidência do processo de reversão da administrativização do direito penal. O objetivo principal é verificar as normas de responsabilidade penal alteradas e analisar as condutas que deixaram de ser delitos penais e passaram a ser objeto de responsabilização administrativa e civil para verificar a confirmação da hipótese inicialmente delineada sobre o fenômeno da reversão da administrativização do direito penal. O método de abordagem utilizado é o da análise qualitativa das normas de responsabilidade penal alteradas e o emprego da dialética para averiguar a confirmação da hipótese inicial. Para a obtenção do resultado foi relevante a pesquisa bibliográfica realizada em livros e revistas acadêmicas e a pesquisa jurisprudencial realizada nas páginas da internet do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e do Superior Tribunal de Justiça.

Biografia do Autor

João Hélio Ferreira Pes, Universidade Franciscana - UFN

Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Professor do Curso de Direito da Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria, RS, Brasil; Advogado.

João Gabriel Pes, Academia de Polícia Civil do RS (Acadepol)

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, RS; Delegado de Polícia no Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Pes, J. H. F., & Parmeggiani Pes, J. G. (2024). Responsabilidade penal e administrativa na nova lei dos agrotóxicos: a reversão da administrativização do direito penal. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 20(1), 87–100. https://doi.org/10.37778/dscsa.v20i1.4870

Edição

Seção

Artigos